O que têm em comum a sua pequena produção e uma grande fábrica?

Tem um pequeno negócio de produção, um ateliê artesanal ou uma loja de retalho com produção própria? Apesar da diferente escala, o seu negócio tem algo em comum com as grandes fábricas: a necessidade de uma gestão cuidada de todos os processos e custos de produção.

Seja em grandes linhas fabris ou numa olaria artesanal, por exemplo, é este controlo de produção que lhe permite saber, exatamente, o custo de fabrico das suas peças – para o conseguir refletir no preço ao consumidor. Mais ainda, uma gestão cuidada da produção permite-lhe diminuir erros nos movimentos de stocks e saber, a cada momento, o estado de cada encomenda de clientes. Tal como acontece numa grande fábrica.

Uma gestão cuidada só é importante para as grandes empresas?
Fuja deste mito.

Já ouvimos esta história diversas vezes: um negócio pequeno não precisa de ter tanto cuidado na sua gestão como uma empresa média e grande. Mas este é um pensamento danoso para o seu negócio de pequena dimensão, mesmo que seja uma empresa familiar ou um empresário em nome individual. Porque é exatamente nos pequenos negócios, em que a liquidez é geralmente menor, que os erros e a falta de rastreamento têm mais peso. Uma empresa grande poderia dar-se ao luxo de cometer erros na gestão de stocks sem grande impacto, por exemplo, mas para a sua microempresa este erro pode sair-lhe caro: compras desnecessárias, maiores custos e faturação errada.

Como fazer um upgrade à gestão da sua produção?

Há muitos aspetos de gestão em que a sua pequena produção beneficia ao ter uma mentalidade de grande fábrica. E, no final do mês, a saúde financeira e a produtividade do seu negócio só têm a ganhar.

  • Garanta um controlo rigoroso de produção

Saber exatamente o estado da sua produção e os custos reais de mão-de-obra, equipamentos e matérias-primas não tem de ser algo exclusivo de uma produção a grande escala. Ao saber o estado de cada encomenda e os custos de cada componente pode acabar, finalmente, com as estimativas incertas. E, com isso, vai conseguir estipular um preço final mais acertado, aumentar a produtividade e melhorar a imagem do seu negócio junto de clientes e fornecedores.

  • Elimine os registos em papel

Faz os registos de produção em papel, porque acredita que, à escala da sua empresa, não precisa de soluções digitais? E o que acontece quando precisa de rastrear encomendas, passar informação a outros colaboradores e encontrar informação sobre ordens de produção mais antigas? Ao contar apenas com registos em papel está a autossabotar a eficiência da sua produção: não só prejudica a rastreabilidade do seu fabrico, como obriga à duplicação de informação nos movimentos de stock, encomendas e faturação.

  • Ganhe tempo com integrações automáticas

Garanta que a gestão de produção está totalmente integrada com as suas encomendas, stocks e faturação. Desta forma, vai deixar de perder tempo com burocracias e informações duplicadas. Além disso, consegue também reduzir os erros na sua empresa, já que os stocks e ordens de produção passam a estar atualizados com base em encomendas de clientes.

  • Produza a quantidade certa, sem desperdícios

Produziu artigos a mais para responder a uma encomenda de um cliente, porque não tem o stock atualizado? Ou, pelo contrário, acreditou erradamente que ainda tinha peças suficientes para responder à encomenda e agora toda a produção está atrasada? Estes são problemas que acontecem a quem não tem uma gestão controlada da sua produção. As grandes fábricas sabem, para cada encomenda, se podem recorrer ao stock ou precisam de produzir mais. Aplique a mesma lógica na sua empresa.

Garanta a gestão profissional da sua produção com o Drive FX

Para concretizar todos estes cuidados no seu negócio, apenas precisa de um software desenvolvido especificamente para a gestão da produção. Com a solução para Produção do Drive FX, controle o seu negócio em qualquer lugar, a partir do seu computador, tablet ou telemóvel. E o melhor? Esta é uma solução desenvolvida especificamente para apoiar micro e pequenas empresas como a sua.

Este é um software que o apoia a:

  • Criar Fichas de Produção digitais facilmente, com um tablet ou smartphone, em vez de registos em papel;
  • Decidir, para cada encomenda, se responde por stock (MTS) ou se vai iniciar a produção de artigos (MTO);
  • Emitir diretamente Ordens de Produção a partir de encomendas de clientes (poderá fazê-lo manualmente, se preferir);
  • Controlar rigorosamente os custos de produção, com base em dados reais de equipamentos, mão-de-obra e matérias-primas;
  • Aproveitar os cálculos automáticos de produção para saber, no momento, quais as quantidades de componentes necessárias ou os custos por Ficha de Produção;
  • A partir de análises rigorosas, monitorizar o estado de conclusão de uma encomenda ou os processos de produção em atraso;
  • Atualizar automaticamente o seu stock com a saída de componentes para produção ou com a entrada de novos artigos produzidos.

Descubra aqui todas as vantagens da solução para Produção do Drive FX.