Perguntas
Frequentes

Perguntas Frequentes

DRIVE FX

O que é o Drive FX?

O Drive FX é um software na cloud que permite realizar faturação e toda a gestão comercial de uma empresa. É um software intuitivo, completo e totalmente preparado para acompanhar a evolução e o crescimento das empresas. Não implica nenhum investimento inicial e pode ser utilizado a qualquer hora do dia, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Só precisa de internet.

É um software que pode ser adaptado e complementado com pequenas peças adicionais – Add-ons – que o tornam capaz de cumprir as especificidades de qualquer área ou setor de atividade.

 

Em regime de subscrição (SaaS), o Drive FX tem 5 planos que permitem realizar toda a gestão comercial, dinamizando a operacionalidade de uma empresa e reduzindo o tempo investido em tarefas administrativas.

Durante quanto tempo posso experimentar o Drive FX?

Poderá experimentar gratuitamente o Drive FX durante um período de 30 dias, sem compromissos. Escolha aqui o seu plano e comece o seu período experimental .

No período experimental posso ter acesso aos vários planos?

Sim. Apesar de ser necessário que escolha um plano para começar o seu período experimental, poderá alterá-lo sempre que quiser, ao longo dos 30 dias de uso gratuito. Teste os diferentes planos  para comparar as várias funcionalidades incluídas em cada um. Assim será mais fácil escolher qual o plano certo para as necessidades do seu negócio.

Quais são os planos do Drive FX disponíveis?

O Drive FX oferece 5 Planos diferentes, concebidos para empresas de diferentes tamanhos, complexidades e exigências.

 

Para empresas de reduzida dimensão, o Drive FX sugere o plano READY que contém as ferramentas básicas para desafios iniciais.

Quando as empresas começam a crescer, e para as ajudar na fase de crescimento, existe o plano GROW.

Com o crescimento as exigências das empresas vão aumentando cada vez mais. Para estas empresas o plano STAR é o plano ideal. Garante a gestão completa para quem exige mais e quer levar a empresa mais longe.

O plano seguinte, o PRO, já garante uma gestão avançada para negócios experientes.

Por último, o EXPERT, um plano para todos aqueles que querem sair da zona de conforto.

Como é que o Drive FX pode reduzir os custos do meu negócio?

O Drive FX não requer um grande investimento inicial.

Por ser um SaaS – Software as a Service – não apresenta custos de infraestrutura, servidores, etc. Pode ser experimentado durante um mês de forma gratuita, o que permite ganhar tempo efetivo na procura da solução ideal para a gestão do seu negócio.

Não precisa de contratar equipas técnicas para instalar ou parametrizar o software, nem dar formação às suas equipas.

Custos de atualização de software e infraestruturas

Não precisa de investir para pagar as atualizações do software e trabalha sempre com a versão mais atual, pronta a cumprir a legislação em vigor.

Não precisa de investir na atualização de infraestruturas ao longo do tempo pois nem as possui.

Não precisa de investir em “montar cenários à prova de bala” para garantir a segurança dos dados. Não tem estes custos nem estas preocupações.

Custos com integrações

Quer evoluir determinadas áreas da empresa e pondera adquirir softwares específicos e investir na ligação dos dados entre plataformas e sistemas? Com o Drive FX pode evoluir o software através de Add-ons e garantir a conectividade dos dados em qualquer plataforma através da API. Fica tudo em casa e a um baixo custo.

Custos operacionais

Por ser um software na cloud pode eliminar custos relacionados com deslocação de colaboradores e adotar políticas de home office. O Drive FX assegura um nível de mobilidade operacional que reduz custos, otimiza o seu nível de serviço e oferece maior rapidez e qualidade. Para além disso, o Drive FX permite automatizar tarefas administrativas rotineiras, ganhando tempo para investir naquilo que realmente importa para o seu negócio.

Posso adaptar o Drive FX às minha necessidades específicas?

Sim. O Drive FX conta com uma Store na qual pode encontrar Add-ons que complementem o seu Drive FX ou que o adaptem às necessidades específicas do seu negócio. Se ainda não existir o Add-on que procura, basta falar com o seu Parceiro e pedir-lhe que o crie.

Mas não fica por aqui. Tem ainda integrações através de Plug-Ins que podem trazer valor acrescido ao seu Drive FX na dinamização do seu negócio.

É preciso instalar o software?

Não. O software é 100% cloud, basta ter um dispositivo como um tablet, PC ou smartphone e ligação à internet.

Como aceder ao Drive FX?

Quando experimenta o Drive FX é direcionado automaticamente para o URL da sua conta. Altere as credenciais para sua segurança e guarde o URL nos favoritos do seu browser. A partir deste momento basta aceder usando as suas credenciais.

Se estiver a utilizar um dispositivo que não é seu não há problema. Acede ao site Drive FX e faz login através do e-mail que está associado à sua conta.

 

O preço do Drive FX inclui atualizações e upgrades?

O preço do Drive FX inclui todas as atualizações de versão, tecnológicas ou legais, e upgrades de sistema e infraestrutura.

Posso cancelar a subscrição do Drive FX a qualquer momento?

Poderá cancelar módulos, bases de dado ou a totalidade do Drive FX a qualquer momento, através do myDrive FX. Terá sempre acesso ao seu Drive FX durante o período atual de subscrição já pago (mensal ou anual). Ou seja, o cancelamento só será efetivo quando o período de subscrição terminar.

A informação do meu negócio está segura?*

Sim. A informação do seu negócio encontra-se encriptada segundo o protocolo de segurança TLS (Transport Layer Security) e protegida 24 horas por dia por especialistas em segurança de dados que realizam detalhadas auditorias de proteção e controlo.

São feitos backups dos dados do meu negócio?

Sim, são realizados backups diários aos dados do seu negócio.

Em que idiomas está disponível o Drive FX?

O Drive FX está disponível em Português, Espanhol e Inglês.

Que soluções Drive FX existem para sectores especializados?

O Drive FX disponibiliza as seguintes soluções sectoriais:

– Wellness

– Oficinas

– Obras

– Manutenção

– Aluguer de Equipamentos

– Associações

– Produção

Posso importar os meus dados de outro software?

Sim, pode importar dados via Excel ou ficheiro SAF-T.

Como alterar o meu plano Drive FX?

Para alterar o seu Plano Drive FX, deve aceder ao site Drive FX, ao menu “Conta”, selecionar a opção “Self Service”, área “Produtos “e pedir para realizar o “Upgrade de Plano”.

Posso usar o Drive FX para duas empresas?

Sim, pode usar o Drive FX para duas empresas a partir do Plano Star. Deve adquirir uma BD adicional.

Quais os requisitos técnicos para ter o Drive FX?

Existem requisitos técnicos relativos a dispositivos desktop e a dispositivos mobile.

Para uma utilização Desktop é necessário:

Windows® / MAC OS®

– Internet Explorer 10.0 ou 11.0

– Mozilla Firefox/Google Chrome ou Microsoft Edge atualizado-

– Safari (MAC OS) versão 8.0 ou superior

– 10.2 GB de RAM

 

Para uma utilização Mobile (Tablets ou Smartphones):

– Sistema Android®, IOS®, Windows 10 Mobile®

– Resolução mínima recomendada de 800x480px

– Memória RAM – 512 MB

– Internet Explorer 10.0 ou 11.0

– Mozilla Firefox/Google Chrome ou Microsoft Edge atualizado

– Safari (MAC OS) versão 8.0 ou superior

Em que dispositivos posso aceder ao Drive FX?

Pode aceder através de dispositivos desktop, como PC ou Laptop, ou dispositivos móveis, como Tablet ou Smartphone.

De que forma posso ficar a par de novas funcionalidades no meu Drive FX?

Através do MyDriveFX – portal para clientes e parceiros.

Sempre que o sistema é atualizado com novas funcionalidades, os clientes recebem um e-mail que os avisa e os ajuda a aceder à listagem de novidades dessa atualização. No entanto, é possível aceder a essa listagem através do “MyDriveFX”, no menu “Drive FX”, clicando na opção “Novidades no Software”.

O Drive FX está preparado para responder ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)?

Sim. O Drive FX está preparado para responder aos requisitos do RGPD e para ajudar os seus clientes a realizar o tratamento de dados de acordo com o regulamento.

Drive FX Store

O que é a Drive FX Store?

A Drive FX Store é a loja online do Drive FX, onde poderá encontrar micro soluções (a que chamamos add-ons, ou seja peças adicionais) para completar o Drive FX e customizá-lo à medida do seu negócio. Basta escolher e adicionar.

Posso utilizar os add-ons sem o Drive FX?

Não. O Drive FX é sempre o software de base em que os add-ons são posteriormente integrados, garantindo a adição de funcionalidades ao drive FX, não podendo ser usados isoladamente. Poderá adquirir, no entanto, uma solução setorial, na qual o Drive FX já vem integrado com diversas funcionalidades adicionais específicas para certos setores de atividade. Descubra aqui as nossas soluções setoriais.  

É possível testar os add-ons antes de os subscrever?

Sim, poderá testar um novo add-on por um período até cinco dias, data em que deverá proceder ao seu pagamento.

Se ainda não for cliente Drive FX, poderá começar um período experimental do software + add-on. Escolha o procedimento que mais lhe convém:

    • Selecione o add-on da sua preferência na Drive FX Store. Escolha depois o plano Drive FX que pretende e comece o período experimental gratuito de 30 dias (Drive FX + add-on).
    • Comece o período experimental de 30 dias do Drive FX sem nenhum add-on adicionado, para que possa testar as funcionalidades de base do software. Ao fim de cinco dias, acrescente um add-on via Drive FX Store ao seu Drive FX (poderá testá-lo nos 25 dias remanescentes do seu período experimental gratuito).
Posso acrescentar mais de um add-on ao meu Drive FX?

Poderá acrescentar os add-ons que pretender ao seu Drive FX, à medida das necessidades do seu negócio.

Posso subscrever add-ons personalizados (exclusivos para mim) no meu Drive FX?

O Drive FX foi desenvolvido de forma a poder ser personalizado à medida de qualquer negócio. Se precisar de uma funcionalidade específica que não está nos add-ons da Drive FX Store, poderá ter o seu próprio add-on privado (completamente compatível com o seu software de base). Basta contactar o seu Parceiro Drive FX e explicar-lhe, em detalhe, o que pretende. O seu Parceiro Drive FX assegurará o desenvolvimento do seu add-on personalizado e respetiva instalação no seu software.

Qualquer add-on da Drive FX Store pode ser instalado no meu Drive FX?

Existem certos add-ons que apenas estão disponíveis a partir de determinado plano do Drive FX. Leia as especificações do add-on que pretende (na Drive FX Store), de forma a perceber se poderá ser usado no seu plano Drive FX.

Os add-ons adquiridos na Drive FX Store podem depois ser removidos?

Poderá inativar, a qualquer momento, os add-ons que adquirir na Drive FX Store (via portal myDrive FX). Se um add-on estiver inativo durante o período de renovação da sua subscrição (mensal ou anual, de acordo com a sua preferência de pagamento), o add-on será efetivamente removido. Nessas circunstâncias — e se quiser voltar a usar esse add-on entretanto removido — terá de voltar a instalá-lo a partir da Drive FX Store.

myDrive FX

O que é o myDrive FX?

O myDrive FX é a plataforma online exclusiva para clientes do Drive FX, a que terá acesso assim que começar a sua subscrição do software. Nesta plataforma, poderá aceder a informação técnica sobre o Drive FX e as diferentes funcionalidades do software (manual do Drive FX), mas também aceder aos diferentes detalhes da sua conta (faturação, modalidades de pagamento, bases de dados e plano Drive FX, etc). De forma simples e cómoda, poderá facilmente editar os seus dados, consultar faturas passadas, mudar o nome das suas bases de dados, fazer um upgrade de plano ou alterar o seu Parceiro Drive FX, entre outras opções.

Leia o artigo “O que é o myDrive FX” para saber mais sobre as vantagens deste portal de clientes Drive FX.

Quem tem acesso ao myDrive FX?

O myDrive FX é a plataforma online exclusiva para clientes do Drive FX, a que terá acesso assim que começar a sua subscrição do software.

Como posso solicitar ajuda técnica durante o período experimental de 30 dias?

O Drive FX é completamente intuitivo e fácil de usar, com o apoio de uma vasta área de recursos úteis e de um manual de informação técnica disponível no portal myDrive FX. Se, mesmo assim, precisar de algum esclarecimento técnico, poderá recorrer ao suporte do seu Parceiro Drive FX, disponível para si logo a partir do início do período experimental. Basta aceder ao myDrive FX e clicar no ícone do Ponto de Interrogação, no canto superior direito. A partir daí, crie um “Novo Pedido” com a sua questão e submeta-o ao seu Parceiro Drive FX.

Encomendas de clientes

Como registar uma encomenda de um cliente?

Aceda ao menu -> Vendas -> Dossiers Internos -> Encomendas de Cliente, selecione a série que pretende emitir e depois selecionar Introduza Dossier, que consta no canto superior esquerdo do ecrã. Ao entrar em modo de introdução, deverá preencher o cliente e os artigos que compõem a encomenda.

Como passar a informação da encomenda para a fatura dos bens/serviços?

Para faturar uma encomenda de cliente, escolha a encomenda que pretende faturar, aceda à opção Ações, presente no canto superior direito do ecrã, e selecione no separador Emitir Faturas a série de fatura que pretende emitir, é aberto o ecrã do documento de faturação com a informação pré-preenchida.

Como anular uma encomenda?

Para anular uma encomenda, escolha a encomenda que pretende anular, aceda à opção Ações, presente no canto superior direito do ecrã, e selecione a opção Anular Dossier, surgindo uma janela onde deverá indicar o motivo de anulação. A Encomennda passa a ficar identificada como anulada.

Como eliminar uma encomenda?

Apenas é possível apagar encomendas em estado “Rascunho”, ou seja, não assinadas. Nesta situação deverá, então, aceder à encomenda que pretende apagar e selecionar o botão com o símbolo “balde do lixo”, no canto superior direito do ecrã.

Como enviar uma encomenda, por email, ao meu cliente?

Poderá enviar encomendas por email aos seus clientes. Para tal, é necessário aceder à encomenda que pretende enviar e selecionar o botão com o símbolo “impressora”, no canto superior direito do ecrã e escolher envie por e-mail.

Como imprimir uma encomenda para entregar ao meu cliente?

Poderá imprimir encomendas após a sua emissão para entregar ao seu cliente. Para tal, é necessário aceder à encomenda que pretende imprimir e selecionar o botão com o símbolo “impressora”, no canto superior direito do ecrã e escolher Imprimir.

A opção imprimir no ecrã de impressão apenas está disponível caso tenha impressoras configuradas, caso contrário no botão verá a descrição Descarregar PDF.

Trial

Como posso experimentar gratuitamente o Drive FX?

Para experimentar gratuitamente bastar entrar no site Drive FX e clicar em “Experimentar”.

Quanto tempo demora o trial gratuito?

O trial tem a duração até 30 dias.

Que dados preciso de fornecer antes de começar o trial?

Deve identificar o plano que quer experimentar e preencher os seus dados de utilizador (nome, nome da empresa, e-mail, NIF e número de telefone).

Posso subscrever o Drive FX antes de o trial terminar?

Sim, pode subscrever o Drive FX quando quiser durante o período de trial.​

Que planos/funcionalidades posso usar durante o trial?

Pode experimentar qualquer plano e todas as funcionalidades que o mesmo contém.

O que não é permitido fazer durante o trial?

Durante o trial não é permitido realizar operações com implicações a nível fiscal, como emissão do ficheiro SAF-T.

O trial inclui os add-ons da Store?

O trial não inclui os Add-ons da Store. Porém, se pedir um trial do plano Grow ou superior pode experimentar os Add-ons da Store durante o período que se encontrar em trial. Para isso, deve aceder à Store e pedir para experimentar o Add-on que pretende.

É possível alternar entre planos durante o trial?

Sim, durante o trial pode experimentar qualquer plano alternado entre os que quer conhecer.

Posso emitir documentos com validade fiscal durante o trial?

Não. Os documentos emitidos durante o trial não têm validade fiscal e, na sua impressão, são identificados como documentos para efeitos de formação.

É possível subscrever o Drive FX antes de o trial terminar?

Sim, é possível subscrever o Drive FX quando quiser durante o período de trial.

Quando subscrever é possível dar início a uma utilização real do Drive FX e emitir faturas aos meus clientes?

Após subscrever tem 5 dias para realizar o pagamento. Durante estes dias e até confirmação do pagamento não poderá ainda fazer uma utilização real do Drive FX e emitir faturas aos seus clientes.

Que planos/funcionalidades é possível utilizar durante o trial?

É possível experimentar qualquer plano e todas as funcionalidades que o mesmo contém.

Configurações iniciais

Que tipo de configurações iniciais devo fazer?

Para iniciar da melhor forma a utilização do Drive FX, aconselhamos que sejam feitas algumas personalizações à sua medida:

  • Criar um atalho de acesso rápido ao Drive FX nos favoritos do browser
  • Preencher a Ficha Completa da Empresa
  • Configurar os Parâmetros
  • Definir Utilizadores e Perfis de Acesso
  • Identificar os Vendedores
  • Importar ou criar Artigos e Serviços e respetivas Famílias
  • Importar ou criar o stock inicial dos seus artigos
  • Importar ou criar Clientes
  • Lançar os saldos iniciais dos seus clientes
  • Importar ou criar Fornecedores
  • Lançar os saldos iniciais dos seus fornecedores
  • Criar as Contas de Tesouraria e abrir os seus saldos iniciais
  • Criar ou alterar Séries de Documentos de Faturação
  • Criar ou alterar Séries de Recibos de Clientes
  • Criar ou alterar Séries de Compras e Pagamentos
  • Criar ou alterar Séries de Dossiers Internos
  • Associar relatórios de impressão aos documentos

Após estes passos terá a aplicação totalmente configurada para começar a usar o Drive FX.

Consultar a instrução na integra, em: https://bit.ly/31pA8Sk

Como posso criar um atalho de acesso rápido ao Drive FX nos favoritos do browser?

Posicionado no seu Drive FX na janela do seu browser, pressione no seu teclado as teclas CTRL + D, surgirá então uma janela para indicar o nome e a pasta, onde pretende guardar o seu atalho.

Este atalho aplica-se a qualquer browser: Google Chrome, Mozilla Firefox, Edge ou Safari.

Como encontrar rapidamente um registo ou um ecrã no Drive FX?

O Drive FX permite efetuar pesquisas rápidas por nomes de ecrãs da aplicação, textos contidos no ecrã de Parâmetros ou por registos das entidades.

Deverá aceder à caixa de pesquisa, localizada na barra de topo da aplicação. Introduzir o nome pelo qual pretende pesquisar e após apresentação do(s) resultado(s) pode navegar diretamente para o registo ou para o ecrã.

Como criar favoritos no Drive FX?

No canto superior direito de cada ecrã, existe o símbolo “Estrela”, que deverá selecionar para adicionar esse ecrã aos favoritos. Este ao ser selecionado, fica com a cor amarela.

Quando existem favoritos configurados, surge na barra cinzenta de topo o símbolo “Estrela”, ao selecionar surge uma drop-down com os seus favoritos, sendo assim mais fácil aceder aos ecrãs que mais usa.

Para retirar um favorito, basta no respetivo ecrã retirar a seleção do símbolo “Estrela”.

Pode definir favoritos para todos os ecrãs da aplicação.

Como consultar os manuais do Drive FX?

No canto superior direito de cada ecrã, existe o símbolo “?”, ao clicar nele será reencaminhado para o tópico de manual, referente ao ecrã em que se encontra no myDrive FX.

Caso pretenda aceder ao manual completo, na barra cinzenta de topo deverá selecionar o símbolo “?” e a opção Documentação, sendo reencaminhado para a área de conteúdo do produto no myDrive FX, onde poderá fazer pesquisas pela informação que necessitar.

Como preencher os dados da minha empresa?

Aceda ao menu -> Configurações ->Empresa -> Ficha Completa da Empresa.

Na opção Ficha Completa da Empresa é possível definir os dados mais relevantes da sua organização, tais como a morada, o NIF, o logótipo ou a informação a constar nos documentos impressos.

Como posso alterar o tamanho do logótipo impresso nos documentos?

Imprimiu a sua fatura e considera que o logótipo está demasiado pequeno, sozinho pode alterar o seu tamanho. Para isso aceda ao menu -> Configurações -> Empresa -> Ficha Completa da Empresa, separador Documentos, configure aí os campos: Ajuste de Tamanho, Largura e Altura.

As configurações de logótipo, aqui definidas, serão aplicadas a todos os relatórios da aplicação.

Quais as opções de temas disponíveis no Drive FX?

Na opção Esquema de cores pode personalizar a cor usada no Drive FX, tendo à disposição os seguintes temas: Default, Royal, Crystal, Oliva e Blush.

Para alterar o tema deverá aceder ao menu superior e carregar no identificador do utilizador, será aberto o ecrã das preferências do utilizador, ao gravar, o tema será imediatamente carregado sem precisar de sair e entrar da aplicação.

Como adicionar utilizadores?

Aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação -> Utilizadores do grupo Acessos

Ao criar um novo utilizador poderá definir os dados de acesso do utilizador, as empresas às quais pode aceder e o perfil de acesso.

O novo utilizador será notificado através de email para que defina a sua palavra-passe de acesso ao software.

É possível configurar diferentes acessos para diferentes utilizadores?

Sim, aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação -> Perfis do grupo Acessos, aqui poderá definir quais as áreas que o utilizador terá acesso: Vendas, Artigos e Serviços, Análises, Compras e Tesouraria. Caso tenha no seu Drive FX add-ons as respetivas áreas desses add-ons surgem também exibidas nos Perfis, como por exemplo: POS, Agenda, Documentos.

Até à gama PRO, os acessos além de poderem ser definidos por área também podem ser por tabela e por tipo de acesso: Consulta ou Edição.

Como configurar impressoras?

O Drive FX permite a configuração de impressoras de três tipos:

Para configurar aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação -> Impressoras do grupo Reporting

Suporte

O que são os Parceiros Certificados Drive FX?

Os Parceiros Certificados são técnicos especializados, devidamente formados e certificados pela PHC, a software house que desenvolveu o Drive FX. Estes Parceiros estão completamente aptos para comercializar e dar suporte ao seu software.

Desde o primeiro momento em que utiliza o Drive FX, é-lhe atribuído um único Parceiro Certificado, responsável por o ajudar e prestar suporte técnico sempre que precisar, de forma personalizada. Este modelo de suporte permite-lhe um serviço próximo, rápido e de qualidade. 

Como posso saber qual é o meu Parceiro?

Cada cliente Drive FX tem um Parceiro Drive FX atribuído desde o início do período experimental, responsável por lhe prestar suporte técnico quando necessário. Assim que começar este período experimental, receberá de imediato um e-mail com a indicação de qual é o seu Parceiro Drive FX e quais os respetivos contactos.

Poderá aceder, a qualquer momento, aos dados do seu Parceiro (nome e contactos) no portal online myDrive FX (área “A minha conta”).

Como posso contactar o meu Parceiro?

A forma mais simples e rápida de contactar o seu Parceiro Drive FX é através do portal online myDrive FX. Aceda à ferramenta de Suporte Online (ícone Ponto de Interrogação no canto superior direito do portal) e coloque as suas dúvidas ao seu Parceiro Drive FX (“Novo Pedido”). Para que a sua questão seja resolvida eficazmente, deve preencher os campos de detalhe sobre o tipo de ocorrência. Depois de submetido o pedido, receberá uma resposta personalizada do seu Parceiro Drive FX (via plataforma).

O Suporte Técnico está disponível em todos os planos do Drive FX, logo a partir do período experimental.

Que tipo de dúvidas/serviços técnicos posso pedir ao meu Parceiro?

O seu Parceiro Drive FX está habilitado a responder a qualquer questão relativa ao Drive FX, tanto a nível técnico, como comercial. Todos os Parceiros são certificados pela PHC, software house do Drive FX.

Posso trocar o Parceiro Drive FX que me foi atribuído?

Sim. O seu Parceiro Drive FX é-lhe atribuído no início do período experimental, mas poderá trocá-lo a qualquer altura. Para trocar de Parceiro, aceda à área “O meu Parceiro FX” no portal myDrive FX, clique em “Alterar” e selecione um novo Parceiro. Indique uma justificação para a mudança solicitada e avance com o pedido.

Onde posso encontrar mais informação técnica sobre o Drive FX?

Intuitivo de usar, o Drive FX foi desenvolvido para que consiga aproveitar todas as funcionalidades sem complicações. Se precisar de alguma informação técnica mais detalhada, tem à sua disposição uma vasta área de conteúdos no portal online exclusivo para clientes myDrive FX.

Pagamento

De que formas posso pagar a minha subscrição do Drive FX?

Poderá pagar comodamente a sua subscrição através de débito direto ou por referência Multibanco. Tenha em atenção que o primeiro pagamento deve ser sempre feito por referência Multibanco.

Os clientes internacionais (fora de Portugal) poderão pagar a subscrição do Drive FX via Unicre ou PayPal.

Quais as vantagens do pagamento anual?

O Drive FX pode ser pago de forma mensal ou anual. O pagamento anual é a opção mais vantajosa, uma vez que lhe dá um desconto imediato de 30% na sua subscrição.

Como alterar a periodicidade do meu pagamento?

Poderá, a qualquer momento, alterar a periodicidade do seu pagamento (de mensal para anual, e só quando não existem avisos por regularizar). Para isso, basta aceder ao portal online exclusivo para clientes myDrive FX (área “Self-Service”, opção  Pagamento), disponível a partir de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo.

Como posso ter acesso aos meus dados de faturação?

Os seus dados e históricos de faturação estão sempre acessíveis através do portal online exclusivo para clientes myDrive FX (área “A minha conta”). Poderá consultar no portal, a qualquer momento, o seu histórico de faturas, dados de pagamento ou referências Multibanco .

Onde encontrar os Detalhes de Conta Corrente?

Os detalhes da sua Conta Corrente como cliente Drive FX estão sempre disponíveis através do portal myDrive FX (área “A minha conta”, separador Faturação), acessível online, a partir de qualquer lugar.

É possível ver e exportar as faturas relativas aos pagamentos Drive FX?

Sim, todas as informações sobre os pagamentos da sua subscrição estão sempre disponíveis no portal myDrive FX. Para aceder às suas faturas, consulte a área “A minha conta”, separador Faturação. Depois, poderá exportar facilmente os documentos em formato PDF.

De que forma são pagos os add-ons da Drive FX Store?

Para sua maior comodidade, os add-ons que optar por acrescentar ao seu software são pagos da mesma forma que a sua subscrição Drive FX: mensal ou anual; por débito direto ou referência Multibanco.

Importação de dados

Como importar bases de dados para o Drive FX?

A importação de dados de fontes externas é feita através do menu Configurações ->Aplicação -> Importação de Dados, do grupo Gestão de Dados

Podem ser importados dados de:

  • Clientes
  • Movimentos de Conta Corrente de Clientes
  • Artigos e Serviços
  • Fornecedores (a partir do plano Star)
  • Movimentos de Conta Corrente de Fornecedores (a partir do plano Star)
  • Movimentos de Stock dos Artigos (a partir do plano Star)
  • Clientes e Artigos via ficheiro SAF-T(PT)
Que formatos são aceites nas importações?

Ficheiros em formato CSV ou o ficheiro SAF-T(PT).

O Drive FX disponibiliza templates para o ajudar na importação dos seus dados. Aceda a Configurações ->Aplicação -> Importação de Dados, selecione a entidade e carregue na opção Download Template.

Tenho um CSV com os dados de clientes, exportado de outra aplicação, e quero importar no Drive FX é possível?

Sim, para isso deverá selecionar a entidade clientes e o ficheiro em causa, e no passo 2 da importação de dados, fazer a correspondência das colunas do seu ficheiro com os campos do Drive FX.

Base de dados

Onde posso ver o espaço utilizado da minha base de dados?

Poderá consultar o tamanho da sua base de dados e o espaço ocupado até ao momento, na opção de menu Configurações ->Aplicação -> Acerca de.

Neste ecrã, no separador Bases de Dados encontra na grelha a informação do espaço ocupado pela sua base de dados, podendo na corrente de navegação, navegar para uma análise onde verá por entidade o espaço ocupado.

O que posso fazer com 500MB de base de dados?

Com 500 MB de base de dados tem mais de 16600 faturas incluindo compras e encomendas.

Conheça que outros tipos de dados pode ter com 500 MB de base de dados em Drive FX:

EntidadesNº de Registos
Clientes4584
Artigos7575
Fornecedores1700
Movimentos de Tesouraria6128
Documentos de Faturação (3 linhas)16693
Recibos5000
Encomendas de Cliente (3 linhas)4260
Compras (6 linhas)1200
Pagamentos (6 linhas)600
Encomendas de Fornecedor (6 linhas)601
Posso consultar o histórico da minha atividade?

Poderá consultar o histórico de atividade, na opção de menu Configurações ->Aplicação -> Histórico de Atividade. É neste ecrã que é possível consultar a atividade de cada utilizador no Drive FX, assim como consultar o log de erros.

O acesso ao ecrã de histórico de atividade está também disponível através do botão Ações do canto superior direito existente em todos os ecrãs.

Saiba mais, em: https://bit.ly/2KyanZ7

Posso apagar dados de ocupação?

Sim, pode apagar dados de histórico de atividade, desde que os mesmos não sejam considerados dados legais.

Para apagar os registos do histórico de atividade está disponível o botão Apague no separador Histórico de Atividade.

No ecrã Histórico de Atividade, não é possível eliminar registos de criação, alteração e eliminação das seguintes entidades: Clientes, Fornecedores, Artigos, Documentos de faturação, Dossiers internos, Compras de autofacturação, Recibos e Taxas de IVA, assim como os registos do histórico de entrada e saída da aplicação. Esta impossibilidade também existe para cumprir regras estabelecidas pela Autoridade Tributária.

Na listagem dos registos do Histórico de Atividade, para entidades de documentos (i.e.: documentos de faturação), está disponível o ícone de navegação, que permite consultar o histórico do ecrã, no momento da ação gravada no histórico. Saiba mais, em: https://bit.ly/2KyanZ7

API e integrações

O que é a API?

API é uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, a facilidade na troca de informações com diferentes linguagens de programação e a monotorização de acessos.

Que vantagens tem a API?

Possibilidade de interagir com outros soluções de uma forma segura e respeitando as regras de negócio dos vários sistemas.

Quem pode utilizar a API?

A API encontra-se disponível em todos os planos do DRIVEFX, e para a poder utilizar basta adquirir um APPID (colocar o site do developes) e regista-lo no DriveFX.

Que integrações existem com o Drive FX (via Plugin)?

Woocomerce, amen.pt, Prestashop, Shopkit e EasyPay.

A EasyPay não é via plugin, é algo incorporado no produto.

Como posso utilizar essas integrações no meu Drive FX?

O grande objetivo destas integrações é ter vários sistemas totalmente integrados, por exemplo: encomendas de uma loja e o sistema de faturação. Através da nossa API poderá usufruir de um programa de faturação certificada e assim automatizar a faturação do seu negócio no Drive FX.

Para usar a API, não é necessário adquirir nenhum módulo, mas é preciso ter uma chave de identificação (APPID).

Como funciona a API?

A API funciona através de pedidos via HTTP do tipo POST aos vários endpoints. Será necessário fazer o primeiro pedido ao endpoint de autenticação e utilizar a token para os restantes endpoints.

Consigo integrar outras plataformas com o Drive FX?

Sim, usando os metódos da API

Onde posso encontrar a documentação da API do Drive FX?

No seguinte endereço: https://www.drivefx.net/apidoc/

Clientes

Como criar um novo registo de cliente?

Aceda ao menu -> Vendas -> Clientes e selecione Introduza Cliente, que consta no canto superior esquerdo do ecrã. Ao entrar em modo de introdução, deverá preencher os campos necessários à identificação do cliente.

Como alterar os dados de um cliente?

Aceda à ficha de um cliente, entre em modo de edição, através da seleção do botão com o símbolo “lápis”, no canto superior direito do ecrã, e proceda à alteração dos dados.

Como apagar um cliente?

Aceda à ficha de um cliente e selecione o botão com o símbolo “balde do lixo”, no canto superior direito do ecrã.

Apenas é permitido apagar clientes que não tenham documentos (i.e.: faturas, recibos) ou movimentos de conta corrente associados

Como criar um movimento de conta corrente de um cliente?

Aceda ao menu -> Vendas -> Clientes, selecione o registo do Cliente ao qual pretende introduzir o movimento de conta corrente.

Já dentro do cliente pretendido, clicar no botão Ações, que surge no canto superior direito do ecrã, e selecionar a opção Criar Movimento de Conta Corrente. Irá surgir o ecrã de introdução do movimento, já com alguns campos pré-preenchidos, deverá preencher os restantes campos e gravar.

Como consultar os movimentos de conta corrente de um cliente?

Aceda ao menu -> Vendas -> Clientes, selecione o registo do Cliente ao qual pretende consultar o movimento de conta corrente.

Já dentro do cliente pretendido, clique no tabulador Conta Corrente, onde surgirá a lista dos movimentos de conta corrente do cliente, nesta lista poderá navegar para o movimento ou para o documento que lhe deu origem, através da corrente no final de cada linha da tabela de movimentos.

Como corrigir o saldo dos meus clientes?

É possível corrigir o saldo dos seus clientes, que pode apresentar incongruências devido à alteração da configuração de documentos ou à eliminação de registos.

Aceda a menu -> Configurações -> Aplicação -> Correção de Dados, no grupo Gestão de Dados, selecione a opção Clientes e o botão Corrija o saldo dos clientes.

Faturação

O que é uma fatura?

Uma fatura é um documento que deve ser emitido sempre que se adquire um bem ou um serviço sujeito a IVA, independentemente do cliente solicitar a sua emissão.

O que é uma fatura-recibo?

Uma fatura-recibo é um documento que agrega a fatura e o recibo, ou seja, no momento que é emitida fica automaticamente paga. Este tipo de documento apenas deve ser emitido quando a data da fatura e do pagamento são coincidentes.

O que é uma fatura simplificada?

Desde 2013 que é possível emitir faturas simplificadas. Nestes documentos, há menos dados obrigatórios a preencher e não é necessário emitir um recibo posterior para a liquidação da transação. Ou seja, a fatura simplificada é assumida como o documento final. Mas há critérios a cumprir:

  • Devem ser emitidas no caso de transmissões de bens de retalhistas a particulares, num valor não superior a €1.000

ou

  • No caso de transmissões de bens ou prestações de serviços em montantes não superiores a €100

Nas faturas simplificadas apenas deve incluir o nome (ou denominação social) e NIPC da sua empresa, NIF/NIPC do cliente (quando este for sujeito passivo), descrição do bem/serviço transacionado (e quantidade), valor sem taxas, taxas aplicáveis e valor total.

Como introduzir uma fatura no Drive FX?

Aceda ao menu -> Vendas -> Faturação -> Faturas, selecione a série que pretende emitir e depois selecionar Introduza Documento de Faturação, que consta no canto superior esquerdo do ecrã. Ao entrar em modo de introdução, deverá preencher o cliente e os artigos que compõe a fatura. Consulte a instrução completa, em: https://bit.ly/2OMMBhA

Como corrigir uma fatura?

O procedimento indicado pela Autoritária Tributária (AT) em caso de engano é simples: “deve proceder-se à emissão de um documento retificativo (crédito/débito), pela mesma via, a retificar a fatura, posteriormente deve-se emitir uma nova fatura, para substituir a anterior”. Ou seja, deverá emitir a nota como documento complementar que retifica a fatura, demonstrando que o montante devido não foi recebido.

Para emitir uma nota de crédito ou débito, escolha a fatura que pretende retificar, aceda à opção Ações, presente no canto superior direito do ecrã, e selecione no separador Emitir Retificativo a série do documento retificativo que pretende emitir, é aberto o ecrã do documento retificatico com a informação da fatura pré-preenchida.

Como anular uma fatura?

Apenas poderá anular uma fatura caso ainda não a tenha enviado ao cliente. Para anular uma fatura, escolha a fatura que pretende anular, aceda à opção Ações, presente no canto superior direito do ecrã, e selecione a opção Anular Documento, surge uma janela onde deverá indicar o motivo de anulação. A Fatura passa a ficar identificada como anulada. Saiba o que fazer, em: https://bit.ly/2KnV6eD

Como eliminar uma fatura?

Apenas é possível apagar documentos em estado “Rascunho”, ou seja, não assinados. Nesta situação deverá, então, aceder à fatura que pretende apagar e selecionar o botão com o símbolo “balde do lixo” no canto superior direito do ecrã.

Como personalizar uma fatura com o logotipo da minha empresa?

Para associar um logótipo às faturas aceda a menu -> Configurações -> Empresa -> Ficha Completa da Empresa e adicione a imagem a partir desse ecrã.
Os formatos de imagens suportados são JPG, GIF ou BMP, o tamanho não deve ultrapassar os 102kb e devem ter um tamanho máximo de 685*684px.

Como enviar uma fatura por email ao meu cliente?

Poderá enviar faturas por email aos seus clientes. Para tal, é necessário aceder à fatura que pretende enviar e selecionar o botão com o símbolo “impressora”, no canto superior direito do ecrã e escolher envie por e-mail.

Como imprimir uma fatura para entregar ao meu cliente?

Poderá imprimir faturas após a sua emissão para entregar ao seu cliente. Para tal, é necessário aceder à fatura que pretende imprimir e selecionar o botão com o símbolo “impressora”, no canto superior direito do ecrã e escolher Imprimir.

A opção imprimir no ecrã de impressão apenas está disponível caso tenha impressoras configuradas, caso contrário no botão verá a descrição Descarregar PDF.

Como comunicar as faturas à Autoridade tributária?

A comunicação da faturação mensal à AT é uma funcionalidade que apenas se encontra disponível quando o País da Ficha Completa da Empresa é Portugal, por se tratar de uma questão legal exclusiva deste país.
Poderá fazer esta comunicação, acedendo ao menu -> Reporting -> Comunicações ao Estado -> Faturação à AT via SAFT PT. Consulte a instrução na integra, em: https://bit.ly/2yMSd0g.

O que é o SAF-T(PT)?

O SAF-T(PT) apenas se aplica a empresas com localização em Portugal, ou seja, que operem em solo Português e consequentemente sob as normas legais deste país. A 26 de Março de 2009 na Portaria n.º 321-A/2007 foi aprovado um formato de ficheiro normalizado de auditoria tributária para exportação de dados. Esse ficheiro normalizado designado SAF-T(PT) tem como objetivo ser um instrumento de obtenção de informação pelos serviços de inspeção, simplificando procedimentos e reduzindo os custos de cumprimento. Saiba mais, em: https://bit.ly/2KlVMB3

Documentos Retificativos

O que é um documento retificativo?

Os documentos retificativos permitem retificar faturas emitidas e, desta forma, resolver enganos nos dados do cliente, taxas de IVA e montantes. Pode emitir dois tipos de documentos retificativos:

  • Nota de débito: só deve ser emitida quando não foi aplicado IVA na fatura ou quando a taxa de IVA aplicada foi inferior à devida.
  • Nota de crédito: serve para anular parcialmente ou totalmente uma fatura, acertando os valores com o cliente. É, por isso, a retificação preferencial para substituir a maioria das faturas enganadas (basta emitir uma nota de crédito com o montante da fatura em causa, para “acertar contas”), exceto nos casos específicos em que se aplica a nota de débito.

Depois do documento retificativo, emita uma nova fatura com os dados corretos. Caso tenha faturado um valor excessivo, basta emitir uma nota de crédito com o excedente – sem necessidade de emitir uma nova fatura.

Os documentos retificativos não podem ser emitidos isoladamente, pelo que têm sempre de os associar à fatura original (série e número).

Como introduzir um documento retificativo no Drive FX?

Aceda ao documento de faturação que pretende retificar, aceda à opção Ações, presente no canto superior direito do ecrã, e selecione no separador Emitir Retificativo a série do documento retificativo que pretende emitir, é aberto o ecrã do documento retificativo com a informação da fatura pré-preenchida.

Como anular um documento rectificativo?

Para anular um documento retificativo, escolha o documento que pretende anular, aceda à opção Ações, presente no canto superior direito do ecrã, e selecione a opção Anular Documento, surgindo uma janela onde deverá indicar o motivo de anulação. O documento retificativo passa a ficar identificado como anulado.

Como eliminar um documento rectificativo?

Apenas é possível apagar documentos em estado “Rascunho”, ou seja, não assinados. Nesta situação, escolha o documento retificativo que pretende apagar e selecione o botão com o símbolo “balde do lixo”, no canto superior direito do ecrã.

Produtos compostos

O que são artigos compostos?

Os Produtos Compostos permitem criar um serviço que tem na sua composição outros artigos e/ou serviços.

Os produtos compostos são vendidos como um produto único, sendo que apenas os artigos que formam o composto movimentam stock.

Como posso ativar a funcionalidade de produtos compostos no Drive FX?

Aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação -> Parâmetros, no grupo parâmetros. Deve ter ativo o parâmetro Utiliza Gestão de Stocks e o parâmetro Utiliza Produtos Compostos.

Como criar artigos compostos no Drive FX?

Para criar um produto composto, deve primeiro criar os artigos que o vão compor.

Para criar um produto composto aceda ao menu -> Vendas -> Artigos e Serviços, atribua a referência e a designação, assinale o campo é um serviço e depois no separador componentes associe os artigos e as quantidades que o vão compor.

A funcionalidade de Produtos Compostos está disponível nos planos Pro e Expert. Veja no seguinte endereço, como fazer a configuração: https://bit.ly/31tsnKW

Que tipos de documentos permitem usar produtos compostos no Drive FX?

Documentos de Faturação, Dossiers Internos e Documentos de Compra.

Para utilizar produtos compostos nos documentos de faturação, deve na configuração da série ter o campo usa compostos ativo (menu Configurações -> Empresa -> Tipos de Documentos de Faturação).

Para utilizar produtos compostos nos dossiers internos, deve na configuração da série ter o campo usa compostos ativo (menu Configurações -> Empresa -> Tipos de Dossiers Internos).

Como usar artigos compostos nos documentos?

No documento que estiver a trabalhar deve adicionar a referência do artigo composto e automaticamente os artigos que o compõem são associados ao documento.

Como é calculado o preço de custo do artigo composto?

Existem três formas de cálculo do custo do artigo composto:

  • O preço de custo é o da ficha do artigo composto
  • O preço de custo é a soma do preço de custo dos artigos que o compõem
  • O preço de custo é o da ficha do artigo composto mais a soma do preço de custo dos artigos que o compõem.

Esta configuração deve ser feita na ficha do artigo composto, no separador componentes.

Fatura Eletrónica UBL

O que é a Fatura Eletrónica?

De acordo com a UE, a fatura eletrónica é uma fatura que foi emitida, transmitida e recebida num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico.

Na prática, uma fatura eletrónica é um documento idêntico à tradicional fatura em papel, que mantém um valor legal idêntico, no entanto, o seu tratamento é feito exclusivamente em formato digital: a emissão, o envio, a receção e o arquivo das faturas decorre meramente por via eletrónica.

A partir de que plano está disponível a Fatura Eletrónica UBL?

A Fatura Eletrónica UBL está disponível a partir do plano Grow, podendo adquiri-la a partir da Drive FX Store.

Qual o formato do ficheiro da Fatura Eletrónica UBL do Drive FX?

O formato do ficheiro é o eSPap-UBL 2.1

Como posso descarregar o ficheiro da Fatura Eletrónica UBL do Drive FX?

A emissão da Fatura Eletrónica no Drive FX está disponível em Documentos de Faturação do tipo Faturas, Notas de Crédito ou Notas de Débito, desde que se encontrem válidos e assinados fiscalmente.

Após a assinatura do seu documento de faturação, deve aceder ao botão de Ações, no canto superior direito do ecrã de Documentos de Faturação e selecionar a opção Descarregar o ficheiro eSPap-UBL 2.1. O ficheiro fica descarregado na pasta de downloads configurada no seu browser.

Guias de transporte

O que é uma guia de transporte?

A guia de transporte tem um efeito logístico e é o documento legal para acompanhar bens, em território nacional, que possam ser objeto de operações realizadas por sujeitos passivos de IVA (salvo exclusões previstas no art. 3º do Regime de Bens em Circulação).

Como emitir uma guia de transporte no Drive FX?

A emissão de guias de transporte no Drive FX é feita através do menu -> Vendas -> Faturação -> Guias, selecionando a série das guias e a opção Introduzir documento de faturação.

Deverá preencher o cliente, os artigos que compõe a guia, e os dados de carga e descarga do transporte.

Como posso verificar o resultado da comunicação da guia de transporte à Autoridade Tributária?

A comunicação dos documentos de transporte é uma funcionalidade que apenas se encontra disponível quando o País da Ficha Completa da Empresa for Portugal por se tratar de uma questão legal exclusiva deste país.

A comunicação deste tipo de documentos à Autoridade Tributária pode ser feita em 2 formatos:

  • Ficheiro SAF-T(PT) (menu -> Reporting -> Comunicação ao Estado -> Documentos de Transporte à AT via SAFT PT)
  • Webservice (de forma automática ao assinar a guia de transporte)

Qualquer uma das comunicações pressupõe que o transporte ainda não ocorreu, ou seja, a data/hora dos documentos devem ser superiores à data/hora atuais do sistema.

Veja a instrução na integra, em: https://bit.ly/2MMRfcM

Como comunicar uma guia de transporte à Autoridade Tributária?

A comunicação com a Autoridade Tributária, é feita no momento da assinatura do documento, e o resultado surge no ecrã do documento de faturação no separador Estado, campo Resultado da comunicação à AT.

Como posso inserir na guia de transporte a matrícula de uma viatura?

Deverá no ecrã da Guia de transporte, separador Transporte, preencher o campo matrícula.

Posteriormente pode selecionar um layout com os dados de transporte e a informação da matrícula constará do mesmo.

POS

O que é um POS?

Um sistema POS (Point of Sale) é um ponto de venda, ou seja, um local onde se realiza uma venda ou o cliente paga as suas compras.

A partir de que plano está disponível o POS?

O POS está disponível a partir do plano Grow, podendo adquiri-lo a partir da Drive FX Store.

Como desenhar o ecrã de vendas do POS?

O desenho do ecrã de vendas do POS está disponível no ecrã de Perfis do POS. Aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação, e a Perfis de POS, no grupo Sistema.

Selecione o perfil de POS para o qual pretende fazer o desenho do ecrã de vendas, e prima o botão Desenhe o ecrã de vendas. Surge o ecrã de desenho de páginas, onde pode manualmente criar/configurar cada página ou usar o processo de criação automática de páginas de artigos por Família, Marca ou Modelo.

Como registar uma venda no POS?

Aceda a menu -> POS -> POS, aqui deverá selecionar a série, o cliente e os artigos a incluir na venda. Saiba mais, em: https://bit.ly/2M9fkLq

Como fazer a gestão de diferentes perfis de POS?

Aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação, e a Perfis de POS, no grupo Sistema, para configurar os seus perfis de POS. Para cada perfil é possível configurar:

  • Documentos de faturação, quais as séries de faturas que estarão disponíveis no perfil.
  • Utilizadores, quais os utilizadores que terão acesso ao perfil.
  • Lojas/armazéns, quais as lojas que estarão disponíveis no perfil.
  • Devoluções, qual a série de nota de crédito e a série de recibo para a emissão de talões de devolução, assim como os respetivos layouts de impressão.
  • Meios de Pagamento, quais os meios de pagamento que estarão disponíveis no perfil.

É possível criar vários perfis de POS, nos planos Pro e Expert. Nos planos Grow e Star, existe apenas um Perfil de POS, no qual é possível efetuar alterações. Saiba mais, em: https://bit.ly/2Ky9Ia3

Como imprimir a partir do POS?

No final da emissão de uma fatura, surge um ecrã com a identificação da fatura emitida, onde o utilizador poderá selecionar, enviar o documento por email, imprimir ou descarregar o PDF.

Em que dispositivos posso ter um POS?

O POS Drive FX funciona em qualquer dispositivo.

Tesouraria (disponível nos planos Star, Pro, Expert)

Como criar uma conta de tesouraria no Drive FX?

A criação de uma conta de tesouraria no Drive FX deverá ser feita através do ecrã de Contas de Tesouraria, no menu Tesouraria.

Como registar movimentos de tesouraria?

Para efetuar um movimento de tesouraria deverá aceder ao menu Tesouraria -> Contas de Tesouraria, selecionar a Conta de Tesouraria, e no botão de Ações do canto superior direito, selecionar a opção Criar Movimento de Tesouraria. Saiba mais, em: https://bit.ly/2KxC44k

Como registar uma transferência conta a conta?

Para efetuar uma transferência de valores entre contas de tesouraria, deverá aceder ao menu Tesouraria -> Contas de Tesouraria, selecionar a Conta de Tesouraria, e no botão de Ações do canto superior direito, selecionar a opção Criar Transferência Conta/Conta. Saiba mais, em: https://bit.ly/2KxC44k

Como registar um talão de depósito?

Para registar um talão de depósito, deverá aceder ao menu Tesouraria -> Contas de Tesouraria, selecionar a Conta de Tesouraria, e no botão de Ações do canto superior direito, selecionar a opção Criar Talão de Depósito. Saiba mais, em: https://bit.ly/2KxC44k.

O que é uma reconciliação bancária?

A Reconciliação Bancária consiste em validar os movimentos de uma Conta de Tesouraria com os movimentos de um extrato bancário dessa mesma conta. Assim, os movimentos são relacionados/reconciliados e os saldos das contas ficam de acordo com os valores reais do banco.

Como fazer uma reconciliação bancária no Drive FX?

Para fazer uma reconciliação bancária, deverá aceder ao menu Tesouraria -> Contas de Tesouraria, selecionar a Conta de Tesouraria, e no botão de Ações do canto superior direito, selecionar a opção Iniciar Reconciliação Bancária.

Posteriormente deverá importar o ficheiro do banco para o Drive FX e configurar a correspondência de colunas, esta é guardada por conta de tesouraria, ou seja, só precisa de fazer a primeira vez.

No final deverá fazer corresponder os movimentos do ficheiro do banco com os movimentos do Drive FX, a qualquer momento pode gravar a sua reconciliação e voltar mais tarde para a concluir. Conheça todos os passos, em: https://bit.ly/2TftFXc

Agenda

Como funciona a agenda do Drive FX?

A Agenda no Drive FX, permite organizar e otimizar as atividades do dia-a-dia da sua organização.

Com a Agenda do Drive FX, faça as suas marcações e associe-as a áreas e/ou a utilizadores.

Facilmente analise o planeamento da sua organização, através das várias vistas de dados disponíveis (por exemplo: lista do dia, da semana, do mês), tudo isto por área ou por utilizador.

A partir de que plano está disponível a agenda?

A Agenda está disponível a partir do plano Grow, podendo adquiri-la a partir da Drive FX Store.

Onde aceder à agenda?

No Drive FX, é possível aceder à Agenda no menu superior da aplicação, ou através do menu Agenda -> Agenda.

Como posso definir o período laboral da minha empresa?

Aceda ao menu -> Configurações -> Empresa -> Ficha Completa da Empresa, grupo Dados Oficiais. O periodo que configurar será o horário que irá aparecer disponível na vista da Agenda Drive FX.

Como posso configurar as áreas na agenda?

Aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação -> Áreas, no grupo Agenda.

Nas áreas pode definir o nome, a descrição e se a área entra para a gestão de conflitos decorrentes do registo de marcações.

Como posso configurar um feriado?

Aceda ao menu -> Configurações -> Aplicação -> Feriados, no grupo Agenda.
A agenda já traz configurados os feriados nacionais, mas podem ser sempre configurados outros dias de não trabalho específicos da sua organização.

Como posso fazer uma marcação na agenda?

Aceda ao menu -> Agenda -> Marcações, ou aceda através do ecrã da Agenda.

Nas marcações é possível indicar o horário e qual a(s) área(s) e o(s) utilizador(es) participantes. No momento da gravação da marcação, caso existam, são indicados os conflitos.

Ainda tem dúvidas
sobre o Drive FX?