Suporte ao Cliente: 6 critérios a ter em conta quando escolhe o seu software de gestão

Um software online (Saas – Software as a Service) de gestão empresarial é a solução de mobilidade, agilidade e atualização constante que o seu negócio precisa. E, vai ainda mais longe, quando esse software se adapta, especificamente, às necessidades da sua empresa. No entanto, o valor acrescentado do software só tem realmente impacto na sua organização se for acompanhado de um serviço de suporte ao cliente de excelência. Sabe porquê?

Um suporte ao cliente de excelência equivale a uma garantia de que estará sempre a tirar o máximo partido do seu software, sem desperdiçar funcionalidades e maximizando o impacto de todas as ferramentas. E, sobretudo, uma garantia de que que obtém uma resposta individualizada às suas dúvidas e necessidades.

Tal como um software de gestão só é eficaz caso se adapte ao cliente (e não o contrário), o mesmo se aplica ao serviço de suporte: tem de ser um apoio personalizado, que vá ao encontro do contexto, expetativas, dimensão e exigências específicas de cada um dos clientes.

Software online integrado + Suporte personalizado.
Eis a fórmula de sucesso para o seu negócio.

Adotar uma ferramenta de gestão é essencial para que a sua empresa ganhe rapidez, com processos mais “oleados” e integrados. Essencial para tornar o seu dia mais simples – e é realmente tão simples quanto isso. Com o software certo, em poucos cliques é possível registar compras, gerir stocks, faturar e gerir tesouraria – e tudo isto em pleno controlo de operações, com análises fiáveis do estado do seu negócio.

Mas agora imagine que, a acompanhar o software, vem também um suporte técnico lento, impreciso e que lhe dá respostas generalistas (e pouco práticas) às suas dúvidas. Em três tempos, mesmo o software mais intuitivo se pode tornar uma dor de cabeça. E, em vez de aproveitar todas as possibilidades do software para dar mais rapidez e liberdade à sua empresa, estará permanentemente condenado a procurar uma resposta – sem ajuda – a dúvidas técnicas.

Não há como negar: quando se trata de um software de gestão, a qualidade do suporte de clientes tem impacto direto no sucesso do seu negócio. Esteja atento, desde o início, ao tipo de apoio que poderá esperar. E, para isto, todos os momentos contam: desde o primeiro contacto, passando pelo suporte em altura de trial, até ao serviço que lhe é disponibilizado enquanto cliente de pleno direito.

Como referimos, há um valor acrescentado para o seu negócio ao adotar ferramentas SaaS. E, ao contrário do que possa pensar à primeira vista, mesmo na cloud, onde tudo se passa online, é possível contar com uma presença próxima, que o ajuda a resolver qualquer preocupação. Esse é o papel do suporte de cliente.

 

Quer garantir que tudo vai correr sobre rodas na gestão do seu negócio? Certifique-se de que o suporte do seu software de gestão cumpre os seguintes essenciais:

  1. Chat online

A possibilidade de esclarecer dúvidas em tempo real é essencial, sobretudo numa fase de prospeção de mercado – na qual está a comparar diversas soluções no mercado. Desta forma, o processo de avaliação inicial do software será mais simples – sem dúvidas pendentes, à espera da “volta do correio (eletrónico)”. Um chat online facilita também esclarecimentos sobre diferenças de planos, preços e funcionalidades.

  1. Suporte técnico mesmo em período de trial

Algumas empresas preferem não investir recursos do suporte técnico durante o período do trial gratuito – prestando apenas este apoio a quem continua a usar (e a pagar) o software após o período experimentar. Evite-as e escolha uma solução que lhe providencie suporte técnico logo assim que começa a experimentar o software.

Assim, garantirá que aproveita todo o potencial do trial e pode ter uma verdadeira noção de como o software de gestão dá resposta às suas necessidades. Além disso, esta é uma espécie de “dois em um”: a par do software, terá ainda a oportunidade de avaliar também o serviço de suporte técnico, sem compromisso.

  1. Suporte técnico em todos os planos

As soluções de software na cloud têm, geralmente, diversos planos – que correspondem a diferenças de funcionalidades e do preço a pagar pela ferramenta. A juntar a estas diferenças, certas soluções apenas incluem suporte técnico nas suas versões premium.

Porque o seu negócio merece o melhor serviço – mesmo que tenha um orçamento limitado e opte por um plano mais baixo –, assegure-se de que o seu software de gestão lhe oferece suporte técnico no plano da sua escolha.

  1. Extenso conhecimento técnico – e não só

Procure perceber, o mais cedo possível, que tipo de equipa (ou especialista) lhe irá providenciar apoio na utilização do software. Isto porque é recomendável, para um apoio mais eficaz, que evite call-centers de equipas poucos especializadas, com conhecimento técnico vago ou muito limitado.

Opte por um software de gestão cujo suporte técnico seja, realmente, robusto e com capacidade para esclarecer dúvidas, configurar definições à sua medida e, no geral, apoiá-lo na adaptação das ferramentas à realidade da sua empresa.

Além do conhecimento técnico, é também importante que o suporte ao cliente esteja à vontade para o apoiar em questões específicas de processos de gestão de negócio – que se relacionem diretamente com funcionalidades do software (faturação ou reconciliação bancária, por exemplo).

  1. Resposta online, próxima, rápida e personalizada

Outros dos aspetos importantes num suporte técnico é que seja capaz de dar resposta aos seus pedidos e dúvidas de forma rápida. O seu negócio não para. Por isso, é essencial que as suas ferramentas de gestão sigam o mesmo ritmo – sem estagnar à espera de um esclarecimento ou solução técnica. E, porque a sua empresa não tem mesmo tempo a perder, avalie se as respostas obtidas são mesmo eficazes: uma resposta geral poderá apenas adiar a resolução da questão. Um suporte técnico de excelência prima por uma resposta personalizada a cada cliente.

Verifique ainda a plataforma de registo e resposta aos seus pedidos: se está a usar um SaaS, o ideal é que o suporte seja também online – e acessível a partir de qualquer lugar.

  1. Suporte gratuito

Por fim, garanta que está a optar por um software de gestão com um suporte técnico gratuito, de forma transparente e sem custos “escondidos”. A cobrança de serviços de suporte pode, rapidamente, tornar uma mensalidade leve do software numa fatura mensal demasiado pesada.

Drive FX: um suporte à medida das necessidades do seu negócio

É por esta lógica de rapidez, proximidade, personalização e robustez que nos guiamos no suporte técnico no Drive FX. Acreditamos que todos os clientes (e potenciais clientes) merecem um serviço de qualidade na resposta às suas dúvidas e na resolução de questões técnicas.

Por isso, e como trabalhamos com uma rede de Parceiros Certificados, terá sempre ao seu dispor um Parceiro (em contacto direto com a equipa do Drive FX), que lhe vai prestar um suporte técnico de proximidade. Na prática, é como se tivesse um técnico IT alocado ao seu negócio, todos os dias.

O Drive FX coloca ao seu dispor:

  • Suporte técnico gratuito em todos os planos, a partir do trial.
  • Um chat online para esclarecer dúvidas de potenciais clientes, em tempo real (das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h). Fora dos horários indicados, deixe também a sua mensagem – retomaremos o contacto o mais rapidamente possível.
  • Atribuição de um Parceiro Certificado, que lhe prestará um suporte técnico fiável e de resposta rápida, sempre atento às suas necessidades. O Parceiro pode ainda garantir customizações personalizadas do seu Drive FX, para que o software esteja ainda mais adaptado ao seu negócio.
  • Plataforma online de suporte técnico, onde pode colocar os seus pedidos de suporte. O seu Parceiro Certificado Drive FX responderá diretamente na plataforma, de forma personalizada. A plataforma permite-lhe ainda centralizar os seus pedidos anteriores, para consulta.