Saiba porque é que a sua empresa tem de estar na Cloud

Algumas marcas são construídas com base em imagem. Tomemos como exemplo a indústria das fragrâncias- garrafas de líquido vendidas aos consumidores com grandes margens de lucro. E os consumidores compram-nas, certo? Porquê? Talvez gostem do cheiro ou talvez gostem da aparência dos frascos.

As lojas de retalho também têm uma imagem a manter. Os clientes começam a preferir lojas mais avançadas de retalho como a Apple Store. Os retalhistas tradicionais e startups do género começam a querer entrar nesta tendência através de atualizações aos seus sistemas de POS. Passar para a cloud começa a ser uma grande prioridade. 38% das empresas interessadas em comprar um novo POS na cloud procuram funcionalidades mais avançadas. Quais serão, então, essas funcionalidades que irão tornar o processo de compra mais fácil?

Novas formas de pagamento

Ainda não se sabe se o Bitcoin vai ultrapassar as restantes moedas. Contudo, existem muitas novas formas de pagamento que permitem a troca de moedas por métodos não tradicionais. O surgimento da e-wallet, por exemplo, conjuntamente com o crescimento da utilização de smartphones e outros wearables, tem potencial para revolucionar a forma como fazemos os pagamentos.

De acordo com a Hospitality Technology, 56% dos restaurantes referem que permitir mais formas de pagamento, como a e-wallet, é um dos principais objetivos quando se fala em POS.

As e-wallets e outros métodos semelhantes de pagamento permitem uma experiência de compra simplificada. Em muitos casos, tudo o que o cliente tem de fazer é passar o seu telemóvel pelo POS e o pagamento é recebido. É mais rápido do que pagar em dinheiro, com cartão de crédito e torna os clientes e empregados mais felizes.

Compra online, recolhe na loja

Apesar do aumento do e-commerce e das compras on-line de modo geral, as lojas tradicionais encontraram uma forma de se manterem firmes. Está provado que os clientes gostam da experiência de ver os produtos pessoalmente- é algo que falta no mundo digital e que os retalhistas estão a aproveitar. De acordo com a Internet Retailer, 65% dos consumidores procuram os produtos online, mas acabam por comprá-los nas lojas físicas.

Utilizar um sistema de POS na Cloud pode permitir-lhe tirar vantagem disto. Irá assegurar que o inventário da sua loja está corretamente representado e tornará mais fácil aos clientes encontrá-lo e fazer a compra. Também facilitará o processo de compra, pois permite-lhe definir um sistema de compras via site com recolhas na sua loja física.

É o melhor de dois mundos. O cliente tem a facilidade de procurar e comparar preços online e não tem de esperar na fila.

O cliente faz a sua compra e o empregado na loja consegue vê-la a partir do POS na cloud. A partir daqui recolhe o stock, retira-o do inventário e está pronto para ser levantado por parte do cliente. Isto não seria possível sem um sistema de POS na cloud.

Esqueça as caixas registadoras antiquadas

Já falámos aqui na Apple Store. Estas lojas são conhecidas pela sua abordagem icónica minimalista de retalho mas de onde vem esta ideia? O primeiro cenário em que reparamos quando entramos numa Apple Store é nas filas de computadores e telemóveis. De seguida, percebemos que não existe uma estação de POS centralizada com caixas registadoras uma ao lado da outra. Em vez disso, os empregados percorrem as lojas livremente com os sistemas POS nas suas mãos. Não só é agradável como também é bom para o negócio.

De acordo com o Mobile Commercial Daily, 35% dos inquiridos dizem que comprariam mais regularmente numa loja que tivesse uma solução de POS móvel. Para além disso, 51% dos indivíduos inquiridos acreditam que as caixas registadoras tradicionais estão ultrapassadas. E têm razão.

Há também o problema do espaço: muitos pequenos retalhistas preferem utilizar os seus pequenos espaços para expor, de facto, os seus produtos. No entanto, há os que preferem vender a partir de qualquer lado e não apenas da sua loja. Com as lojas temporárias (pop-up stores) tornando-se cada vez mais populares, poder aceitar mais formas de pagamento do que apenas dinheiro, a partir de qualquer lado, é uma grande vantagem.

Para além disso, há uma maior probabilidade de os clientes comprarem no local, com um POS móvel. Eles não terão a hipótese de ir para casa refletir, pousar o produto e esquecerem-se do item, não concretizando a compra. O POS na cloud tornará tudo mais simples para os seus empregados e clientes, assegurando uma melhor experiência e resultando num incremento das suas vendas.