Saiba as 11 vantagens que um software de gestão da manutenção de ativos traz à sua empresa

A manutenção de equipamentos e frota consome-lhe demasiados recursos? A solução passa controlo integrado da manutenção dos seus ativos, através da utilização de software específico.

Perceba como esta ferramenta pode ajudar a sua empresa a ser mais eficiente em todas as etapas, automatizando tarefas, controlando todos os custos, e contribuindo diretamente para que as suas equipas sejam mais produtivas e eficientes.

Conheça as vantagens de apoiar a sua gestão numa solução de software específica para
a manutenção dos seus ativos e saiba como esta o ajuda a otimizar todo o processo desde a inserção de novos ativos, à análise dos custos totais de manutenção.

  1. Permite-lhe automatizar tarefas e ter mais tempo para se dedicar ao seu negócio

A gestão da manutenção de equipamentos e frota implica uma grande quantidade de tarefas, o que pode levar a que as empresas acabem por dedicar muito tempo e recursos a todo o processo, perdendo o foco no que é mais importante: o crescimento do seu negócio.

Um software de gestão de manutenção de equipamentos permite-lhe automatizar tarefas, reduzindo significativamente o tempo de planeamento.

Alertas automáticos para manutenções que não foram realizadas na data prevista, inserção rápida de novos ativos no sistema, duplicação de fichas para um registo mais rápido de equipamentos semelhantes ou a definição da periodicidade de manutenções para cada plano – são apenas algumas das tarefas que um software deste tipo lhe permite automatizar.

  1. Ajuda-o a reduzir o trabalho administrativo associado à gestão das manutenções

Além da gestão do trabalho operacional, esta área pressupõe uma série de tarefas administrativas, que apesar de essenciais, consomem muito tempo: criar relatórios, atualizar fichas de cliente, pesquisar registos, elaborar contratos ou gerir garantias, são alguns exemplos.

Um software de gestão mantém toda a informação num só lugar, tornando muito mais fácil e rápido encontrar o que procura e atualizar a informação.

  1. Apoia-o no controlo detalhado dos custos de cada ativo

Para uma rentabilidade máxima dos seus ativos é necessário que garanta o controlo rigoroso de todos os custos. Através de um software especializado pode saber, a qualquer momento, quanto já gastou com cada ativo e quais os gastos totais com manutenções planeadas e não planeadas, ao longo do tempo. Associando cada manutenção aos respetivos gastos de materiais
e outras despesas, o software garante-lhe o rastreamento de todos os custos.

  1. Fornece-lhe dados rigorosos e que apoiam as suas decisões

Para tomar as melhores decisões para o crescimento do seu negócio, é vital ter acesso a dados rigorosos. Além de o ajudar a controlar os seus custos, este tipo de software fornece-lhe análises, que lhe permitem perceber a rentabilidade dos seus ativos, bem como, se o plano de manutenções é realmente eficaz e se vale a pena continuar a investir em cada ativo.

  1. Torna as suas equipas mais produtivas e motivadas

A sua equipa sabe, a qualquer momento, quem tem a responsabilidade sobre cada equipamento ou viatura? Em equipas de manutenção sólidas e altamente motivas, tem de existir confiança e responsabilidade. Para tal, é necessário que seja claro para toda a equipa quem é responsável por cada tarefa.

Um software de gestão de manutenção de ativos permite atribuir um responsável para cada equipamento ou viatura, desde o momento em que o ativo é inserido no sistema. Depois, cada técnico tem acesso na agenda às intervenções marcadas, o que promove a sua autonomia e responsabilidade.

  1. Dá-lhe uma visão abrangente do trabalho previsto e dos recursos disponíveis

A gestão diária das várias agendas das equipas é um enorme desafio para as empresas, que nem sempre conseguem uma visão suficientemente ampla para rentabilizar ao máximo os seus recursos.

Um software de gestão permite-lhe ter uma visão mais abrangente de todo o trabalho previsto ou a decorrer, otimizando a coordenação das agendas da equipa.

  1. Possibilita um melhor controlo de stocks

Um software de gestão de ativos permite-lhe criar documentos de compra, guias de transporte, ou dar baixa no stock do material usado em cada manutenção. Assim, pode rastrear componentes, gerir fornecedores e otimizar o seu stock.

  1. Permite-lhe poupar, prolongando o tempo de vida útil do equipamento

Atuar de forma preventiva e não apenas reativa – ou seja, quando o equipamento ou viatura já está danificado – permite-lhe prolongar o seu tempo de vida útil e poupar muito dinheiro em reparações. Através de manutenções marcadas automaticamente em função da data ou de contadores, o software permite-lhe acompanhar de perto o estado do equipamento e detetar atempadamente quaisquer danos antes que estes se transformem em problemas mais graves – e dispendiosos.

  1. Assegura o acesso a informação sempre atualizada

Aceder à informação mais atual é muito importante nesta área. Um software de gestão de manutenção de ativos permite-lhe o acesso a toda a informação atualizada. Através de agendas atualizadas automaticamente de acordo com os planos de manutenção, e acessíveis a partir de qualquer dispositivo, todos os técnicos têm a informação de que precisam para realizar o seu trabalho sem perder tempo a pesquisar.

  1. Dá-lhe acesso ao histórico de manutenções

Sem um histórico das manutenções, dificilmente pode garantir uma boa gestão da manutenção de equipamentos e viaturas. Investir num software especializado, é assegurar que a informação mais importante não está dependente da memória de um técnico ou dispersa por vários arquivos. Ao concentrar num só lugar todo o histórico das manutenções, o software permite-lhe encontrar facilmente qualquer informação relativa a manutenções anteriores e aceder a esta informação a qualquer momento.

  1. Padroniza boas práticas

Utilizar software de gestão específico para esta área contribui para garantir que todos os técnicos trabalham de acordo com os mesmos procedimentos. Ao uniformizar processos, a sua empresa aumenta o rigor dos mesmos e assegura um maior controlo dos níveis de qualidade.