Preparado para as alterações no SAF-T (PT)?

É já no próximo dia 1 de julho de 2017 que entra em vigor a nova estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT), respeitando a Portaria nº 302/2016, em vigor desde 1 de janeiro de 2017.

Não se preocupe que o Drive FX está preparado para respeitar estas alterações e passamos a explicar o que muda.

A quem se destina e o que traz de novo esta Portaria?

Todas as entidades que possuam contabilidade organizada (sujeitos passivos, a que se refere o n.º 1 do artigo 123.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas) são abrangidas pela nova exigência legal .

Os softwares de faturação e gestão, como é o Drive FX, passam a ter que comunicar os Documentos como Encomendas, Orçamentos, Faturas Pró-forma, Folhas de Obra, entre outros, que passarão a constar na tabela de Documentos de Conferência ou de Prestação de Serviços (WorkingDocuments) do SAF-T (PT).

Para além disso, no caso dos softwares de contabilidade, esta nova estrutura do ficheiro SAF-T (PT) (versão 1.04) contêm ainda novas taxonomias, ou seja, tabelas de correspondência que permitem a caracterização das contas.

Drive FX e a nova estrutura de dados do SAF-T (PT)

Dadas as alterações, o Drive FX disponibiliza novos Documentos de Faturação e de Dossiers Internos, que o vão ajudar e facilitar todo o processo de identificação e gestão dos seus ficheiros.

Para documentos que se mantiverem meramente internos (como transferências entre armazéns e consumo interno, por exemplo), utilize o tipo OT – Documentos Internos.

Relativamente à adição dos novos documentos no SAF-T (PT), O Drive FX já incorporou estas alterações, para simplificar o processo de configuração e garantir que a sua empresa está preparada e certificada.

Assegure-se que a partir de 1 de julho, apenas emite documentos com os novos tipos de SAF-T (PT). Isso implica inativar as séries anteriormente configuradas com o tipo de documento: Outros Documentos e criar a série com um dos novos tipos existentes – disponíveis para criar nos tipos de documentos de faturação a partir do Plano Grow e nos tipos de dossiers internos, a partir da Gama Star.

Conheça todas as atualizações efetuadas nas aplicações Drive FX e PHC FX  e tenha tudo o  que precisa para garantir que o seu negócio continua a cumprir a lei sem qualquer encargo ou preocupação para si.

Caso pretenda saber mais sobre as alterações no SAF-T (PT), aceda aqui ao Diploma – Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro.