O seu stock passou a validade? Descubra as vantagens da gestão por lotes

Garantir a rastreabilidade dos produtos é essencial para a indústria alimentar, cosmética e farmacêutica, por exemplo, de forma a reforçar a segurança dos consumidores. Mas esta também deve ser uma preocupação de empresas noutros sectores que procurem reduzir custos e tirar a maior rentabilidade na gestão de stocks. De que forma? A gestão por lotes permite-lhe, eficazmente, escoar artigos antes da data de validade e isolar rapidamente artigos danificados dentro do seu armazém.

Pense, por exemplo, no cenário em que alguém compra determinado artigo que mais tarde se estraga. O processo normal é levar o mesmo ao local onde o comprou para verificarem se está na garantia, e procederem à sua substituição. Por outro lado, quem o vendeu necessita de verificar não só o que realmente provocou o dano, como também se tem mais artigos que possam vir a sofrer dos mesmos problemas. Normalmente esse tipo de artigos estão associados a um lote.

O que é a gestão por lotes?

Um lote é um grupo composto por várias unidades de um mesmo tipo de artigo, que costumam ser fabricados em série e com base nas mesmas condições, nomeadamente, no mesmo período, e com as mesmas características (materiais, forma, componentes, etc.). Habitualmente, os lotes são identificados com número individual e único, para que a gestão dos lotes possa ser feita tanto na venda, como na compra dos lotes. Desta forma, em caso de avaria é possível saber que todos os artigos daquele lote, possam vir a apresentar o mesmo problema.

Como agilizar a gestão de lotes com o Drive FX?

O Drive FX permite a gestão de lotes, e esta funcionalidade encontra-se disponível a partir do plano Pro. Para utilizar, é necessário ativar os lotes nos parâmetros, e escolher qual a valorização do lote a ser utilizada por defeito, FIFO, FEFO e LIFO. Ou seja:

FIFO, First in, first out à para o primeiro lote a entrar, será o primeiro a sair;

FEFO, first expired, first out à o primeiro a expirar a data de validade, será o primeiro a sair;

LIFO, Last In, First out à o último lote a entrar, será o primeiro a sair.

fifo

Poderá lançar uma compra para determinado lote ou artigo que não estejam ainda criados no sistema, uma vez que os mesmos serão criados automaticamente através da compra.

Também com base no tipo de valorização do lote que utilizar, a aplicação controla se existe stock suficiente no primeiro lote a dar saída. Caso seja necessário, vai buscar automaticamente stock ao lote seguinte.

lote A lote B

Assim que digitar o artigo, é associado de imediato o lote, escolhido com base no tipo de valorização de lotes que tem definido.

Com o Drive FX, consegue assim gerir as compras e as vendas de stocks por lotes. De forma simples, controle datas de validade e rastreie todos os movimentos de artigos e respetivos lotes. Esta é uma funcionalidade que dá maior competitividade ao seu negócio, permitindo-lhe ganhar tempo valioso na identificação de problemas e consequente resposta. Tire partido do seu software e escoe sempre o lote certo, sem trabalho extra para a sua equipa.