O que é a IES? E como cumprir sem que o seu Contabilista lhe tenha de pedir informação

IES (Informação Empresarial Simplificada) é uma medida criada no âmbito do plano Simplex e consiste na agregação de diversas obrigações declarativas num só envio eletrónico.

Quais as obrigações legais que se cumpre com a IES

  • Registo das contas anuais na conservatória do registo comercial.
  • Entrega de informação anual ao Instituto Nacional de Estatística.
  • Declaração anual dos dados fiscais e contabilísticos ao Ministério das Finanças.
  • Comunicação de dados contabilísticos ao Banco de Portugal.

Como se entrega a IES?

A entrega é realizada através do Portal das Finanças onde o seu contabilista poderá preencher e enviar a sua declaração.

Depois de submetido eletronicamente, tem 5 dias para liquidar através da Referência Multibanco que será enviada por email.

Qual é o prazo de entrega desta informação?

Se o ano económico coincidir com o ano civil, a data limite de entrega da IES será a 15 de julho do ano seguinte ao das contas a apresentar. Mas atenção, neste ano de 2016 esta data foi alargada para o dia 22 de julho.

Quando o ano económico é diferente do ano civil a entrega deverá ser feita até ao 15º dia do 7º mês seguinte ao do fim do exercício económico.

O que é a IES? E como cumprir sem que o seu Contabilista lhe tenha de pedir informação.

A produção e entrega da IES é sem dúvida, uma responsabilidade do seu Contabilista. Se, como a grande maioria dos pequenos negócios, também contrata externamente os seus serviços de contabilidade, está neste momento a pensar: “Esta questão da IES não é relevante para mim” ou “Não tenho nada a ver com isto”. Se pensa assim, está enganado.

A eficácia entre as questões contabilísticas e o seu negócio pode ser determinante para os seus resultados. Cada vez que o gestor tem de fornecer ao seu contabilista dados relacionados com a atividade para que este possa concluir o seu trabalho (neste caso preencher a IES), está não só a diminuir o foco na estratégia da empresa, como também a sua produtividade diária.

Foi a pensar na performance dos negócios que a PHC integrou no Drive FX (de forma automática e gratuita) um dos programas mais utilizados por Contabilistas e Gabinetes de Contabilidade em Portugal

Esta integração permite ao Contabilista receber todos os dados que precisa (em tempo real) para proceder ao cumprimento de todos os movimentos contabilísticos da sua empresa, sem lhe tomar um minuto que seja.

Acreditamos que quanto mais simples e prática for a gestão dos negócios, maior será foco no crescimento. E esta integração, sem custos, é um desses casos.