Implemente estas 5 formas de motivar e premiar os melhores colaboradores no seu pequeno negócio

Se os colaboradores são a base de qualquer organização, isto é especialmente verdade quando falamos em pequenas empresas, mais focadas na construção de uma relação de maior proximidade com o cliente e com um número menor de intervenientes ao logo de todo o processo comercial. Neste caso, podemos dizer que os colaboradores são mesmo a alma dos pequenos negócios. São eles que dão a cara pela empresa, funcionam como ponto de contato com os clientes, dão corpo à identidade da marca, gerem as encomendas e vendem os seus produtos ou serviços.

Sem os funcionários certos, dificilmente um negócio pode ter sucesso. Mas o trabalho não acaba quando contrata os funcionários de que precisa para a sua equipa. Ter colaboradores envolvidos, motivados, com orgulho no negócio que representam e com vontade de fazer tudo pelo cliente exige que a empresa seja capaz de desenvolver um plano de motivação eficiente.

É verdade que os pequenos negócios têm na sua maioria orçamentos bastante limitados, mas acredite que é possível implementar estratégias para premiar e motivar os colaboradores sem investir muito dinheiro.

Tenha em atenção que este sistema de incentivo, por melhor que seja, não pode substituir as políticas de remuneração e mobilidade da empresa. Prémios de incentivo são uma excelente forma de manter os seus colaboradores motivados e de aumentar as suas vendas, mas têm de integrar-se na cultura da empresa e ser acompanhados de uma política global capaz de fazer com que os seus colaboradores sintam que são remunerados de acordo com a função e lhes são dadas as condições para que se sintam satisfeitos com o lugar que ocupam na empresa.

 

Reconhecer o esforço dos colaboradores mais empenhados ajuda-o a ter uma força de trabalho mais empenhada e focada nas necessidades do cliente. Deixe-se inspirar por estas ideias para criar na sua pequena empresa um ambiente motivador que se vai traduzir na satisfação dos seus colaboradores, dos clientes e no volume de vendas.

  1. Reconheça aquele esforço extra

Talvez já lhe tenha acontecido ir a uma loja e ter sido tão bem atendido por um funcionário – ou porque foi extremamente comunicativo, ofereceu um balão ao seu filho quando ele estava no chão a fazer uma birra ou telefonou para todas as lojas da cadeia até encontrar aquele vestido que parecia estar esgotado -, que ainda hoje se lembra dessa experiência de compra. Não acha que esse funcionário deveria ser reconhecido pelo seu empenho? Se um mau colaborador pode ser o suficiente para nunca mais fazermos compras numa determinada loja, também é verdade que voltamos mais vezes ao estabelecimento onde já sabemos que vamos ser acompanhados por um funcionário especialmente atencioso. Colaboradores que se envolvem e dão sempre um pouco mais geram vendas e fortalecem o seu negócio. Mostre que está atento, que sabe o que esse colaborador faz por si e pela empresa. Não espere pelo momento de avaliação para fazê-lo – premeie-o no momento, mesmo em frente a outros colegas para que todos percebam que o seu esforço é reconhecido e valorizado. O prémio pode até ter um valor simbólico, como um troféu ou uma mascote. Neste caso, o que conta, mais do que o valor material, é o reconhecimento de uma atitude.

 

  1. Premeie os resultados globais

Quando o seu negócio apresentar um resultado acima do previsto, pode ser uma ótima ocasião para dar um bónus surpresa aos colaboradores, dividindo por todos uma parte dos lucros. Isto fará com que se sintam reconhecidos como parte do sucesso global da empresa, o que é altamente motivante para um trabalhador.

 

  1. Recompense a proatividade

Os colaboradores que estão sempre a pensar em novas formas de resolver problemas ou melhorar o produto e serviço são muito valiosos para um negócio e merecem ser premiados. Fazer concursos de ideias e lançar desafios estimulam os funcionários a contribuir com a sua visão e experiência de vida e devem ser recompensados, seja em dinheiro, vales, prémios simbólicos ou mesmo um dia de férias.

 

  1. Eleja o funcionário do mês

Esta é uma forma clássica, mas incontornável de premiar os colaboradores. Uma maneira de melhorar esta atividade é envolver todos os funcionários nesta escolha. Defina critérios de avaliação claros e crie um sistema em que todos podem votar e justificar o seu voto.

 

  1. Faça um concurso de feedback

Uma boa forma de melhorar o atendimento ao cliente e motivar os funcionários é realizar pequenos inquéritos de satisfação ao cliente, em que um dos pontos é o nível de satisfação com o funcionário. A ideia é ser algo pequeno e rápido de preencher e que dê feedback sobre os funcionários. Os resultados podem ser apresentados numa reunião em que os comentários positivos são partilhados. Depois, pode premiar-se toda a equipa ou os funcionários com mais comentários positivos.