Estética e wellness: como gerir melhor o seu negócio?

Quem gere um negócio no sector da estética, cabeleireiros ou spas sabe bem que, por detrás do glamour e do bem-estar dos clientes, há um conjunto de burocracias e trabalho administrativo essencial a que o negócio corra pelo melhor.

Existem vários sinais de que a gestão do seu negócio enfrenta sérios obstáculos: desde clientes que não regressam à ausência de indicadores de negócio (que ajudam, por exemplo, a perceber quais os serviços com mais procura no seu espaço), passando por tarefas administrativas que roubam tempo precioso aos seus técnicos. Tudo isto a somar aos enganos de faturação e possíveis erros de stocks nos produtos usados, que prejudicam diretamente o valor em caixa.

Quer ultrapassar estes desafios e colocar o seu salão ou centro de estética de volta aos bons resultados? Conheça algumas das estratégias que pode pôr em prática para melhorar o seu negócio.

#1 Centralize as suas marcações e fichas de cliente numa agenda online

Ainda regista as suas marcações e fichas de clientes à mão? Não só está a consumir mais tempo dos seus técnicos para manter estes registos atualizados, como prejudica a eficiência e rapidez do seu negócio.

Com um software adequado ao seu negócio, consegue livrar-se dos registos em papel e controlar todas as marcações de técnicos/salas a partir do ecrã do computador ou do smartphone. E desta forma, é também mais fácil reagendar ou cancelar marcações.

O mesmo é válido para as fichas de clientes, que frequentemente acabam desatualizadas por falta de lembrança dos técnicos. Ao trocar o papel pelo digital, torna-se mais fácil para os técnicos atualizarem as fichas com dados individuais do cliente e associar registos de tratamento.

Se integrar estas marcações e fichas digitais com a área de faturação e stocks, conseguirá ainda mais vantagens: faturar sem erros e de forma mais rápida, diretamente a partir da marcação (atualizada em tempo real pelo técnico com os serviços e produtos vendidos).

#2 Comunique à distância com os clientes, sem perder tempo

Longe da vista, longe do coração? Não necessariamente. Ao comunicar à distância com os seus clientes, estará a lembrá-los de marcações que se aproximam, além de poder informá-los de campanhas específicas ou celebrar os seus aniversários. O resultado? Clientes mais satisfeitos e fidelizados.

Poderá assegurar esta comunicação por e-mail, por exemplo, sem perder tempo. Esta é outras das vantagens de gerir com o apoio de um software de gestão: criar envios automáticos de e-mails de confirmação de marcação, de parabéns ou de lembrança, quando o cliente não faz uma marcação há mais de um período de tempo (definido por si). O software trabalha por si, sem que tenha de se preocupar.

Os e-mails automáticos podem ter também uma aplicação prática na gestão interna: informar, diariamente, os seus terapeutas sobre a sua agenda de marcações.

#3 Crie um programa de fidelização para clientes atuais

É mais rentável fidelizar atuais clientes do que captar clientes novos. Esta é uma lógica de negócio que se aplica praticamente a todos os setores – e o seu não é exceção. Por isso é tão importante criar condições para que os seus clientes voltem ao seu estabelecimento. Um programa de fidelização é uma estratégia eficaz para esse objetivo e há várias maneiras de o operacionalizar: cartão de cliente (com descontos fixos associados e outras vantagens), programa de pontos ou oferta de serviços/produtos quando o cliente comparece a um número mínimo de marcações, por exemplo. Através do software de gestão, consegue gerir a sua base de clientes.

Em paralelo com a fidelização dos clientes atuais, crie também estratégias para cativar novos clientes. Dependendo do seu orçamento, pode investir em publicidade, presença nas redes sociais ou lançar campanhas específicas para clientes novos (descontos diretos ou campanhas “traga um amigo”, que beneficiam também os clientes atuais).

#4 Aproveite os vários indicadores de negócio

Uma gestão cuidada deve ser baseada em indicadores reais de negócio. Só assim conseguirá acompanhar a rentabilidade do seu estabelecimento e perceber quais as melhores decisões a tomar. A melhor parte é que muitos destes indicadores resultam da sua atividade habitual, sem precisar de esforços adicionais para os obter. Mais uma vez, esta é uma vantagem que o software de gestão lhe pode dar: análises claras com base na atividade do seu estabelecimento (por exemplo: quais os serviços com maior procura, os produtos mais vendidos ou mesmo quantas vezes é que determinado cliente compareceu mesmo a uma marcação).

Apoie a gestão do seu centro de estética e bem-estar com o Drive FX

O Drive FX disponibiliza-lhe o Wellness Center, uma solução de gestão online específica para a área de estética e bem-estar, acessível a partir de qualquer lugar. Acabe com as complicações na gestão de marcações (e respetivas alterações), fichas de clientes e registo de tratamentos. E deixe de perder tempo desnecessário na faturação de cada marcação.

Esta é uma solução exclusiva para o ajudar no seu negócio:

  • Faça a gestão das marcações e respetivas alterações de forma mais ágil.
  • Agilize a faturação diretamente da marcação, reduzindo os erros já com os serviços e produtos registados pelo terapeuta.
  • Acabe com as tarefas repetitivas e reduza o número de não comparências, ao enviar e-mails de confirmação de marcações de forma automática.
  • Controle facilmente o acesso à informação sensível do cliente.
  • Acompanhe a rentabilidade do seu centro com indicadores de negócio específicos para a sua atividade.

Descubra aqui todas as vantagens da solução Wellness center.