Dificuldade em manter os pagamentos e recebimentos da empresa equilibrados?

Saiba como optimizar a Tesouraria da sua empresa

Todos nós sabemos que a gestão de tesouraria é fundamental para o seu bom funcionamento de uma empresa. Mas será que temos mesmo noção da sua importância e o impacto que esta tem quando existe uma má gestão?

Neste artigo pretendemos clarificar a importância da gestão de tesouraria e as consequências, positivas ou negativas, para uma empresa.

Queremos dar-lhe todas as respostas possíveis para que possa apostar, ainda mais, numa área extramente importante de uma empresa como é a gestão de tesouraria.

Qual o peso de uma gestão de tesouraria?

1. Afinal o que é a tesouraria numa empresa

A tesouraria é a área da empresa que gere, controla e regista todas as entradas e saídas do dinheiro, como também é responsável pela caixa, finanças, cobranças e pagamentos das obrigações das empresas.

2. Para que serve a gestão da tesouraria

O principal objetivo da tesouraria consiste na qualificação e compreensão de forma a garantir as melhores práticas para a empresa. A tesouraria trata de todo o planeamento financeiro e também aplica os recursos necessários para o bom funcionamento da empresa.

3. Quais as suas principais funções?

A tesouraria, tal como outras áreas dentro da empresa, tem várias responsabilidades. Vamos conhecê-las:

  • Controlar diariamente a gestão de tesouraria.
  • Controlar e gerir as contas bancárias.
  • Gerir todas as previsões de tesouraria.
  • Gerir e controlar os orçamentos de tesouraria.

4. O papel da tesouraria na tomada de decisão

A tesouraria representa o fluxo de entradas e saídas de dinheiro do seu negócio, daí a sua grande importância, necessidade de máximo controlo e gestão diária. Para além de minimizar todos os riscos, quer financeiros quer operacionais, ainda tem bastante impacto na tomada de decisão dos gestores.  Com uma gestão de tesouraria otimizada e eficaz, pode tomar decisões importantes na vida da sua empresa, pois é ela que dita a saúde da sua empresa.

5. A tesouraria calcula riscos financeiros

Sim é verdade. Mas não só calcula como ajuda a evitar riscos financeiros. Com uma gestão de tesouraria otimizada e controlada uma empresa consegue traçar objetivos alcançáveis de forma a obter bons recursos, evitar gastos desnecessários, centralizar todos os movimentos interbancários, e ainda rentabilizar o capital da empresa. Se tiver uma boa gestão de tesouraria pode avaliar os riscos rapidamente e implementar um plano de ação.

Ao efetuar uma gestão de risco pode estimar os riscos de liquidez, crédito, moeda e taxas de juros e assim prevenir que algo corra mal no negócio.

6. Várias formas de pagamento eletrónico trazem benefícios

Disponha de várias formas de pagamento ao serviço do seu cliente, principalmente pagamentos com cartão e online.

Tenha um software de gestão certificado adaptado à realidade da sua empresa, vai ver que se torna mais fácil controlar todas as entradas e saídas de dinheiro e saber ao detalhe quem efetuou o pagamento, e quem tem pagamentos em atraso.

7. Algumas dicas que pode usar na gestão da tesouraria da sua empresa

  • Mantenha os pagamentos e os recebimentos equilibrados – Evite prazos de recebimentos muito longos. Tente equilibrar as datas entre os recebimentos e os pagamentos. Se gerir bem este ponto vai perceber que não precisa de recorrer a outros meios para manter equilibrada a tesouraria da sua empresa.
  • Preste atenção aos Custos Fixos e aos Custos Variáveis – Seja calculista e analise bem estes custos. Se tiver que renegociar custos fixos, como a luz ou a água, faço-o sem hesitar. Desta forma, pode poupar alguns gastos extras e investir em algo relevante para a sua empresa.
  •  Seja responsável financeiramente – Pense bem e avalie as operações financeiras que realize. Operações mal calculadas e desnecessárias podem trazer graves problemas na gestão da sua empresa.
  • Faça uma reestruturação se assim precisar – Se tiver que efetuar uma reestruturação na área financeira da sua empresa faça-o sem problemas. Caso precise de uma “luz ao fundo do túnel” peça ajuda ao seu banco, pois em conjunto podem chegar a acordos vantajosos para a empresa.

Com o software Drive FX tenha acesso a toda gestão de tesouraria da sua empresa, este software certificado (Certificado AT n.º 1203) permite-lhe controlar, gerir, ter acesso a pagamentos e recebimentos, contas correntes, movimentos de tesouraria e por último, mas de igual importância, às reconciliações bancárias. Assim, é possível fazer uma gestão interbancária, como por exemplo, registo dos talões de depósito e transferências de conta para conta. Mantenha-a atualizada e verifique diariamente a tesouraria da sua empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.

Agora que percebeu o quanto é importante ter uma boa gestão de tesouraria na sua empresa, experimente gratuitamente durante 30 dias Drive FX, importe os seus dados e comece logo a trabalhar desde o primeiro dia. Tome a decisão certa. Vai perceber que este é o software que lhe faltava para melhorar a gestão de tesouraria, simplificar processos, ganhar tempo e maximizar o lucro da sua empresa.