Como receber a tempo e horas dos seus clientes

Receber dos clientes a tempo e horas é absolutamente crucial.

Mesmo assim, este continua a ser um dos maiores problemas da nossa economia estando na origem de 25% das falências europeias. Esta estatística é devastadora.
Ela diz-nos que o verdadeiro problema de 1/4 dos negócios europeus não está relacionado com o produto que desenvolvem, com o serviço que prestam ou com a simples lei da oferta e da procura, mas sim associado à capacidade das empresas garantirem as cobranças a tempo, para que não fiquem presas nas malhas da escassez de tesouraria.

5 truques para que os seus clientes lhe paguem a tempo:

  • Crie um contrato

Antes de começar a trabalhar com o seu novo cliente, sentem-se e assinem um contrato. Não pode haver melhor forma de se estabelecer uma relação duradoura, sem que ambas as partes conheçam, inequivocamente, as diferentes variáveis acordadas e as penalizações pelas quais incorrem, caso falhem com o estabelecido.

  • Seja educado

Qualquer troca presume sempre duas partes. E como em todas as situações, a confiança deve ser a base de qualquer relação. Segundo um estudo internacional, um simples “por favor” ou “obrigado” pode aumentar em 5% as probabilidades de pagamento.

  • Ofereça descontos a pronto pagamento

Se é tão difícil receber, porque não incentivar o pronto pagamento (ou a 10 dias). O desconto não precisa de ser muito, ao ponto de lhe “queimar” as margens. Uns simples 2 a 3% de desconto, a maior parte das vezes, já oferece a motivação certa para que a sua fatura se torne prioritária.

  • Comunique com regularidade

A fatura, para alguns negócios (principalmente os que trabalham com avenças), é o único ponto de contacto entre as duas entidades. Esta distância não é nada benéfica para uma relação que se quer de confiança. Fale regularmente com os seus clientes e estabeleça linhas contacto mais informais. Esta estratégia, além de solidificar a relação, também pode criar novas oportunidades em termos de networking e parcerias.

  • Aceite diferentes formas de pagamento

Ao disponibilizar diferentes formas de receber, está aumentar matematicamente a probabilidade de a dívida ser liquidada. Numa primeira fase, pode sentir que está a aumentar as suas despesas administrativas, mas pense a longo prazo. Pense nos futuros negócios que irá ganhar porque simplesmente disponibiliza esta vantagem competitiva em relação à sua concorrência.

 

Acreditamos que estes 5 truques não sejam novidade nenhuma e que, inclusive, um ou outro já tenha colocado em prática. Acontece que somos obcecados por simplificar as tarefas administrativas de faturação. O que nos move é criar ferramentas que facilitem o dia-a-dia das empresas e contribuir para que estas estejam 100% concentradas no seu produto e na melhor forma de o vender.

Isto porque, em grande parte, depende da idoneidade do próprio cliente pagar a tempo, mas com a ajuda de alguns automatismos do nosso software de faturação e de gestão , esta tarefa pode tornar-se mais fácil e menos dispendiosa.