Como aumentar em 8 vezes a liquidação das suas faturas

Porque é que algumas faturas são pagas e outras ficam por pagar?

Aqui está a pergunta de 1 milhão de euros.

A receita para que todas as faturas que envia retornem pagas, infelizmente, não existe. Tanto porque alguns negócios simplesmente não têm liquidez para as pagar. Este perigoso ciclo vicioso diminui não só a sustentabilidade das transações, mas também a sobrevivência de toda cadeia produtiva.
Mas será que quem entra em incumprimento não tem realmente dinheiro? Muitas das vezes fica-se com a sensação de que a principal razão do incumprimento não está no dinheiro, mas sim em outros fatores, o que obriga as empresas a perderem grande parte do seu tempo a “correr atrás” das cobranças.

O que posso fazer para aumentar a taxa de pagamentos das minhas faturas?

Due.com analisou 250.000 faturas para responder a esta questão. No final, os resultados foram surpreendentes!
No seu relatório concluiu que uma personalização otimizada deste documento pode ser um dos fatores-chave para diminuir (drasticamente) o índice de incumprimento.

4 elementos que as suas Faturas não podem deixar de ter:

  • O seu logotipo – Faturas com logotipo tornam o negócio mais credível e passível de boa cobrança, fazendo com que a probabilidade de serem pagas aumente em 300%.
 
  • Incluir data de vencimento – Normalmente o pagamento é a 30 dias, mas se a data em que expira não estiver expressa na fatura, os clientes podem deixar de se sentir na obrigação de a liquidar dentro do prazo. É por isso que a sua inclusão pode aumentar em 8 vezes as probabilidades de liquidação.
 
  • Termos de pagamento visíveis – Mesmo que já exista um acordo, nunca é demais reforçar as condições que o protegem. Colocar os termos claros e visíveis nas faturas pode aumentar 1,5 vezes as probabilidades de as vir a receber.
 
  • Enviar no máximo para 4 destinatários – O melhor mesmo será enviar apenas para um só remetente. Assim deixa claro que é obrigação deste proceder à devida liquidação, evitando entrar na espiral de delegação desta tarefa. Segundo o estudo, quando envia para mais de 4 destinatários diferentes, diminui em 2 vezes as probabilidades de serem pagas fora do tempo.
 

Se ainda não personaliza as suas faturas e acha que os únicos efeitos práticos devem-se apenas a melhorias visuais, aqui tem a prova de como o desenho deste tipo de documento pode diminuir a taxa de incumprimento.
E porque queremos que os nossos negócios cresçam sem entraves de liquidez, incluímos tanto na solução de faturação online como na solução de gestão completa, um editor de personalização avançado, simples e fácil de usar. Experimente!