Ferramentas de análise: o segredo para tomar boas decisões

Ser gestor e liderar uma equipa ou uma empresa, independentemente do setor de negócio, implica sempre ter de tomar decisões. Esta tarefa é, muitas vezes, uma tarefa difícil e que necessita de muita preparação. Reunir o maior número de informação possível ajuda a fazer as escolhas acertadas para o negócio. Conseguir congregar a informação torna-se mais fácil com um software de gestão completo, que coloca à disposição todas as análises possíveis sobre o negócio. Desde as vendas às dividas a fornecedores, as análises permitem conhecer aprofundadamente o estado da empresa e, consequentemente, sustentar o processo de decisão.

 

Enquanto ferramentas de apoio à decisão, as análises funcionam como indicadores do real estado da empresa, tornando as decisões não só mais fundamentadas, como mais rápidas de tomar. Um software de gestão como o Drive FX, é tudo o que precisa para estruturar e fundamentar decisões.

 

No Drive FX é possível aceder a análises globais e a análises de registo, exportando as mesmas em formato PDF ou XLSX. A diferença entre análise global ou análise de registo está no propósito com o qual a análise é feita. A análise global permite analisar, por exemplo, todas as compras efetuadas num determinado período ou de todos os artigos, quais foram vendidos. Já a análise de registo, oferece uma informação mais detalhada, permitindo analisar as compras de um determinado produto em específico ou a um único fornecedor. As análises, globais ou de registo, estão divididas por áreas, podendo, assim, ajudar a melhorar diversos departamentos da mesma empresa. Em cada uma das áreas – como artigos, clientes, contabilidade, fornecedores, etc. – é possível consultar um registo detalhado.

 

Com as análises globais de vendas é possível verificar a rentabilidade da empresa e realizar uma comparação anual de vendas com o período homólogo. Já na área de análise global a clientes, o software permite gerir a carteira de clientes – monitorizando as vendas realizadas a cada um deles – as suas dívidas ou o balancete de conta corrente. Ainda nas análises globais, no que às encomendas diz respeito, o gestor pode, a qualquer momento, visualizar o que está encomendado ou o que está por fornecer, conseguindo assim gerir as encomendas, as compras a fornecedores e a cadeia de abastecimento.

 

As análises de registo – divididas pelas áreas de artigos, clientes, compras, dossiers, faturação, avenças e fornecedores – permitem, por exemplo, a análise de extrato de movimentos de um artigo em específico, apresentando os movimentos ocorridos entre determinadas datas.

Todas as análises conseguidas, e muitas vezes o cruzamento destas, permitem aos gestores uma maior consciencialização sobre o presente estado da sua empresa, efetuando os ajustes necessários nas áreas que assim entender. Extrair a informação obtida por estas análises pode ser crucial para tomar decisões assertivas e obter bons resultados, o que, muitas vezes, faz toda a diferença entre ser uma empresa que sobrevive ou ser uma empresa de sucesso.

 

À distância de alguns cliques pode angariar toda a informação necessária sobre a sua atividade, de que está à espera?