Acelere o seu negócio com a funcionalidade Produtos Compostos

Da venda de bolos à comercialização de computadores, os Produtos Compostos são essenciais na maioria das empresas. Além de otimizarem a gestão do seu negócio, são também uma ferramenta essencial de vendas e marketing. Afinal, o cliente final quer comprar um único produto e não um conjunto de componentes ou ingredientes. Mas como fazer essa gestão em termos de faturação e stock? É fácil, com o Drive FX.

O que são Produtos Compostos?

Um Produto Composto é um item que resulta da associação de dois ou mais componentes. Quando vende um computador, por exemplo, está a vender um artigo composto por motherboard, caixa, módulos de memória, ventoinha e ecrã, por exemplo. Se o seu negócio for uma pastelaria, os bolos de aniversário que vende são Produtos Compostos de farinha, açúcar, chocolate, pasta de açúcar e velas, por exemplo. E, no caso de um café, poderá criar um menu especial de pequeno-almoço que, na prática, é um Produto Composto por galão, croissant e sumo de laranja, por exemplo.

Qual a vantagem de gerir Produtos Compostos?

Em termos de gestão e faturação, é mais ágil gerir um Produto Composto do que um conjunto de itens isolados. Os Produtos Compostos permitem otimizar a gestão do inventário logo no momento da faturação (ou seja, o sistema “sabe” que, quanto procede à faturação de um computador, por exemplo, está a dar baixa em stock dos diversos componentes).

Esta funcionalidade ajuda-o ainda a reduzir o tempo gasto na gestão de pedidos do cliente no ponto de venda: o pedido do cliente é inserido como Produto Composto sem necessidade de, a cada nova compra, discriminar todos os componentes. Além disso, é também uma forma eficaz de simplificar a personalização da oferta com artigos especiais (promoções, packs ou menus, constituídos por diversos componentes).

Além disso, com o Drive FX é possível personalizar o cálculo do custo de cada Produto Composto à medida das suas necessidades (custo específico para cada composto e/ou a soma simples dos respetivos componentes). Tudo para que perceba, com maior detalhe, qual a rentabilidade das vendas deste tipo de produtos.

Como usar a funcionalidade de Produtos Compostos no Drive FX?

Esta é uma funcionalidade disponível a partir do Plano Pro. Para tirar partido dos Produtos Compostos e gerir mais agilmente o seu stock, siga estas etapas.

1. Ative a opção Produtos Compostos no respetivo parâmetro da aplicação.

parametros

2. Ao criar um artigo que seja Produto Composto, indique que se trata de um serviço.

Desta forma, poderá faturar à vontade o item, sem preocupações com as quantidades do composto. O que irá ser movimentado são as quantidades dos componentes associados.

artigos e serviços

3. Escolha a forma de cálculo dos componentes do Produto Composto, no final da página do artigo.

Nesta área de componentes, poderá escolher qual o cálculo do custo para as vendas. Ou seja, pode indicar se o preço de custo é o da ficha do artigo, se é a soma dos componentes, ou se é a soma de ambos.

componentes

4. Associe os componentes que integram o Produto Composto.

Na mesma área da etapa anterior, encontra também a opção para introduzir novas linhas de componentes. Adicione aqui todos os componentes do artigo composto e respetivas quantidades.

5. Fature o Produto Composto.

Agora que o Produto Composto está criado, já pode começar a faturar. Ao emitir uma nova fatura, selecione o Produto Composto. De forma automática, o Drive FX associa os componentes respetivos, nas quantidades corretas – e permite-lhe dar baixa em stock dos diferentes itens.

No exemplo abaixo, foram inseridos três componentes no Produto Composto “Pack musical iniciante criança”. O último é um serviço, que deverá movimentar três quantidades, ao contrário dos outros que movimentam apenas uma quantidade.

Faturas

Seja para Produtos Compostos por outros artigos, ou para serviços que devam dar saída de vários componentes, esta funcionalidade do Drive FX permite-lhe criar automatismos e garantir que os seus processos são corretamente executados, evitando erros e otimizando tempo. Comece já a tirar partido destas vantagens.