9 hábitos de trabalho para chegar a casa a tempo e horas

Quando nos tornamos empreendedores é fácil descurar tudo aquilo que horas excessivas de trabalho podem trazer à nossa saúde, tal como stress e ansiedade, uma vez que o negócio aparenta sempre ter uma lista de afazeres sem fim. Sem um equilíbrio saudável entre uma forte vida profissional e uma vertente pessoal bem estruturada, o seu trabalho pode rapidamente tornar-se pouco inspirado. Afastar-se da sua secretária todos os dias, ainda com tempo suficiente para fazer algo puramente recreativo, traz-lhe relaxamento, novas perspetivas e liberta-o para que dê o seu melhor de si em todos os prismas da sua vida.

O primeiro passo é aceitar que o seu trabalho nunca estará completamente “feito”. Não é saudável o seu dia de trabalho acabar apenas quando já não tem energia para mais. Como tal, experimente encaixar na sua rotina estes 9 hábitos e comece a viver o seu dia-a-dia em toda a sua plenitude.

1. Tenha uma hora fixa para sair, todos os dias

Há algo de muito poderoso no que toca a horas marcadas. Se sabe que tem um deadline para as 17h, vai conseguir trabalhar de uma forma mais inteligente e produtiva durante o dia, para se certificar que consegue atingir os objetivos. Mesmo que não tenha nenhum compromisso, e ainda assim considere o seu tempo pós-laboral valioso, tente marcar com os seus amigos para logo após a sua hora de saída. As prioridades serão mais fáceis de gerir quando o seu tempo escasseia.

2. Não insista na última palavra

Alguma vez teve uma troca de emails que parece não acabar? Aquele tipo de conversa nas quais as palavras “obrigado” e “ok” ocupam cerca de 90% dos seus últimos emails? Esqueça as simpatias, e, ao fim do dia, não se deixe prender com conversas que não são produtivas. Se puder, evite enviar emails antes de sair. Não só o farão permanecer no escritório, como também o estará a fazer a outros. Se não consegue resistir a passar por uns quantos emails para aliviar a sua carga do dia seguinte, arquive-os e envie-os pela manhã.

3. Pare de trabalhar uma hora antes de sair do trabalho

Esqueça mergulhar num projeto complexo ou marcar uma reunião para a última hora que tem antes de sair. O mais provável será que perca a noção das horas e que deixe que outros planos sofram as consequências. Em vez disso, faça um compromisso consigo próprio em guardar a última hora de trabalho, todos os dias, para se preparar para o dia seguinte. Isso significa fechar todo o trabalho ainda por fazer no computador, responder aos últimos emails do dia, organizar a sua secretária e listar as suas prioridades para a manhã que o espera. Deste modo, fica pronto para voltar à ação a partir do momento em que se sentar na secretária.

4. Proteja o seu tempo e preserve o seu equilíbrio vida-trabalho

Não deixe que a sua agenda, só por estar cheia, o leve a pensar que está a ser produtivo. Se os seus dias estão ocupados do princípio ao fim, é bem provável que esteja a acontecer exatamente o contrário. E por uma boa razão: se é ambicioso, quererá dizer que sim a tudo e tentará ao máximo que os seus dias sejam cheios para que sinta que está a dar o melhor de si. Muitas vezes, líderes de topo dão “margens” a si próprios entre reuniões, para fazer coisas tão importantes, como dar um passeio ou ter apenas 5 minutos para se distraírem. Se é vítima de reuniões sem fim, comece por reservar uma hora ou duas do seu dia para si.

5. Deixe recados e trabalho pessoal para mais tarde

Uma das maiores vantagens de ser o seu próprio patrão é que tem a flexibilidade de poder gerir o seu próprio tempo. Precisa de ir supermercado? Convidar os amigos para um jantar lá em casa? Ainda que haja um enorme benefício ao fazer estas coisas durante a semana, o lado mau é que consomem mais tempo do que aquilo que pode inicialmente pensar. Um recado rápido ou reunião fora do escritório vai sempre durar mais do que aquilo que antecipou, e chamadas de telefone pessoais e visitas às redes sociais também têm a sua própria vida. Se quer sair do trabalho a horas todos os dias e evitar ter que trabalhar durante a noite e fins-de-semana, mantenha-se totalmente focado nas suas tarefas enquanto está em horário de trabalho.

6. Planeie com antecedência

Uma estratégia eficiente é a de construir um mapa de prioridades a ser seguidas todas as semanas – e certificar-se, regularmente, que o está a seguir. Deixe algum tempo de lado na sua sexta-feira à tarde para perceber que objetivos quer alcançar e inclua também reuniões já agendadas. Quando começar a sua semana de trabalho com uma visão daquilo que tem pela frente, e aquilo que quer alcançar, será muito mais fácil fazer com que isso aconteça. Mais importante do que tudo, seja realista. Parta grandes projetos em pequenas fases, para que sinta que está constantemente a andar com as coisas para a frente.

7. Leia emails em blocos

Tem a força de vontade necessária para desligar o seu email? Se a tem, quase que é certo que será uma pessoa bastante produtiva. Reservar algum tempo para ler e responder aos seus emails duas ou três vezes ao dia, vai assegurar que não está somente a responder a emails ao invés de trabalhar naquela prioridade que tem desde segunda-feira. Para além disso, terá como bónus o facto de as pessoas perceberem que não está constantemente agarrado às suas mensagens, logo evitarão enviar-lhe emails com perguntas simples ou com problemas que são capazes de resolver por si próprios.

8. Leia emails em blocos, não um de cada vez

Apesar de a vida de um empreendedor ser tipicamente caótica e imprevisível, existem certas tarefas de que todos temos de tratar, eventualmente. Uma forma de se assegurar que tem tudo sob controlo, é agendar sempre o mesmo horário todas as semanas para as fazer. Por exemplo, reservar as terças-feiras para contabilidade e as quartas-feiras para as reuniões. Deste modo, irá, instintivamente, entrar no espírito da tarefa à hora marcada, sendo que será mais produtivo com o tempo que lhe restar.

9. Se levar menos de dois minutos, faça-o

Quantas vezes é que tomamos nota (escrita ou mental) de mandar um email a alguém, marcar uma reunião ou verificar algo? Uma óptima forma de reduzir tarefas mínimas é pôr esta regra em uso: se demorar menos de dois minutos, faça-o. Não faça um plano para isso, não o adicione à sua lista, trate disso. Se o fizer, sentir-se-á muito mais produtivo e motivado para terminar o resto das suas tarefas.