7 vantagens que um POS móvel traz à sua loja

Aos poucos e poucos, os tablets estão a substituir os POS (pontos de venda) tradicionais em lojas e restaurantes. Mais do que uma moda passageira, estes POS móveis trouxeram uma revolução na qualidade de serviço do sector.

Uma fila de clientes em frente à caixa registadora, insatisfeitos pela demora e prestes a desistir da compra. Para lojas com um único ponto de vendas este é um cenário que se repete demasiada vezes – e com impacto negativo das vendas e serviço ao cliente. Já nos restaurantes, a dependência de um POS fixo pode gerar menor agilidade no serviço, demoras no pagamento e diferenças entre o que o cliente pediu e o que foi registado e faturado. Estes são problemas que deixam de existir com POS móveis.

No mercado norte-americano, por exemplo, 61% dos negócios no sector da hospitalidade (restaurantes e hóteis) querem que o seu próximo sistema POS seja baseado na Cloud, segundo a publicação especializada Hospitality Technlogy. Mas qualquer negócio a retalho pode beneficiar de maior mobilidade nos pontos de venda. Descubra as vantagens que um POS móvel traz ao dia a dia da sua empresa.

  1. Mais mobilidade e flexibilidade

Com um POS móvel, consegue levar o seu negócio onde este precisa de estar: junto dos seus clientes. Em vez de adaptar o seu serviço a um POS fixo, passa a ser o ponto de venda que se adapta às suas necessidades. Desta forma, poderá vender os seus produtos numa feira; registar imediatamente no POS o pedido de uma mesa do seu restaurante; ou abrir as portas do seu negócio em novos sítios, como lojas pop-up ou um veículo de street food. Defina a sua estratégia de negócio e o seu sistema POS móvel irá consigo, para qualquer destino.

  1. Custos reduzidos

Criar um POS a partir de qualquer telemóvel ou tablet tem um custo mais reduzido do que um sistema tradicional, o que é especialmente vantajoso para micro e pequenas empresas. Poderá poupar no equipamento, mas também no próprio software, ao optar por uma solução na cloud.

  1. Serviço mais rápido

Um POS móvel torna o seu serviço muito mais ágil. As vendas podem ser registadas no sistema enquanto ainda está junto do cliente, o que permite uma faturação mais rápida, evitando ainda duplicações de informação nas várias áreas do negócio (o que diminui o risco de erros e perda de informação). Num restaurante, por exemplo, os produtos são registados no sistema POS logo no momento do pedido, o que elimina a necessidade de registar o pedido manualmente e depois inserir a mesma informação no POS fixo, no momento do pagamento.

  1. Melhor experiência do cliente

Os clientes estão mais exigentes do que nunca – e, mais do que um bom serviço, valorizam experiências únicas quando compram um produto. Um POS móvel permite-lhe responder melhor a estas exigências: o serviço é mais rápido, eficaz, personalizado e vai ao encontro do cliente (e não o contrário). Além disso, ao reduzir o risco de erros na faturação, estará também a proteger a reputação do seu negócio. Todos estes benefícios levam, claro está, a uma maior satisfação do cliente – e abrem a porta à sua fidelização.

  1. Mais vendas

O que acontece quando os clientes esperam muito tempo para pagar um artigo numa loja? Ou para fazer um pré-pagamento num restaurante? Um em cada cinco acaba por desistir e fazer as suas compras noutro lado, informa a YouGov, uma empresa especialista em estudos de mercado. Esta é uma perda de vendas com impacto imediato no negócio, que importa contrariar. Ao adotar um terminal POS móvel, conseguirá dar apoio e concretizar vendas onde quer que o cliente se encontre (no balcão, no terminal de caixa ou nos corredores da loja) reduzindo as filas de pagamento. Não só vai “agarrar” clientes que, de outra forma, desistiriam da fila, como pode impulsionar novas vendas. Isto porque uma operação mais rápida permite reduzir o processo de decisão e, com isso, alavancar as compras por impulso.

  1. Integração com software de faturação

Esta tecnologia permite também uma integração fácil com as funcionalidades e ferramentas do seu software de gestão. No Drive FX, a informação que inseriu no software (artigos, preços e clientes) fica automaticamente integrada com o POS. Desta forma, evita duplicação de informação (e de tempo) a passar manualmente os dados de faturação, clientes e stocks de um sistema para o outro. Ao escolher uma solução na cloud, terá ainda acesso automático a todas as atualizações do software, sem precisar de se preocupar ou pagar por novas versões.

  1. Operação intuitiva e facilmente configurável

Criar POS em tablets torna toda a operação mais intuitiva. A navegação pelos diferentes produtos é mais simples do que em POS tradicionais, sobretudo porque os seus colaboradores estão, por norma, mais familiarizados com o funcionamento destes aparelhos do dia a dia. Além disso, conseguirá configurar o seu ecrã de venda de acordo com o seu negócio específico, para que as vendas sejam ainda mais rápidas de concretizar.

Como implementar um POS móvel no seu negócio?

Aproveite as vantagens de um tablet-POS com a adoção de um sistema de POS na cloud, acessível a partir de qualquer dispositivo. Basta adquirir os dispositivos (ou aproveitar tablets já existentes) e aceder online ao sistema POS.

Com o software de gestão online Drive FX, pode beneficiar de um sistema POS móvel integrado com todas as funcionalidades e dados de faturação e gestão, atualizados automaticamente.

Já utiliza o Drive FX na gestão do seu negócio?

Nesse caso, apenas precisa de adicionar o add-on POS na Drive FX Store. A partir daí, o seu POS está pronto a usar, com diferentes modos de pagamento possíveis (dinheiro, multibanco, cartão de crédito ou cheque).

Como usar o POS do Drive FX em 4 passos?

  1. Adicione o add-on POS (Drive FX Store).
  1. Escolha a opção POS no menu do Drive FX para aceder ao ecrã de faturação em POS.
  1. Configure as páginas de artigos através de Configurações > Aplicação > Perfis do POS. Basta escolher o perfil respetivo e desenhe as diferentes páginas. Pode desenhar tudo à medida ou recorrer simplesmente ao Assistente de Criação de Páginas.
  1. O POS está pronto a usar e a faturar. Apenas precisa de escolher os artigos de cada operação e finalizar a venda. A fatura emitida pode ser enviada por e-mail ou guardada em PDF (para impressão). Se precisar de parar uma venda para atender outros clientes, basta suspender a operação e voltar mais tarde, sem perder os dados introduzidos.

Caso reste alguma dúvida, e para um esclarecimento mais completo da configuração deste add-on, assista ao vídeo em baixo:

ADD-ON POS | Drive FX (Como utilizar/configurar)