5 Vantagens de ter uma Loja Online

A rápida expansão da internet veio acelerar a adoção do comércio eletrónico e das Lojas Online por parte do consumidor. Para se ter noção da enorme dimensão deste mercado, atualmente, quase metade da população mundial tem acesso à internet e os seus utilizadores crescem de ano para ano.

“46.1 % da população mundial tem acesso internet” – Live Stats 2016

Para se ter uma ideia, as Lojas Online (Business to Consumer) transacionam, hoje em dia, cerca de €192 000 biliões/ ano. E os números não vão ficar por aqui. Prevê-se que este valor ultrapasse os €200 000 biliões nos próximos anos.

As estatísticas falam por si, o mercado online já nem é uma tendência, mas sim uma estratégia natural para os negócios que procuram sobreviver.

O que ganha em ter uma Loja Online?

1. Ofereça um melhor serviço a cliente.

Comecemos por um dado simples, os horários. Por mais óbvio que seja, não será demais reforçar que com a disponibilização online dos produtos, o seu negócio deixa de ter: hora de abertura, hora fecho ou período de férias. Neste tipo de plataforma a sua “porta” fica convenientemente disponível para receber uma encomenda, não só a qualquer hora, mas também a partir de qualquer latitude.

2. Reduza vários custos fixos

Outra vantagem é, sem dúvida, a possibilidade de reduzir custos. Quando se tem uma loja online (e se atua exclusivamente neste meio), deixa de se preocupar com custos relacionados com o aluguer do espaço, a água, a eletricidade e outras despesas fixas, também deixa de ter de garantir o acompanhamento dos clientes em loja, ou permite-lhe não ter de investir tanto em dispendiosas campanhas nos meios tradicionais.

Com muito menos investimento otimiza a sua loja para ser encontrada organicamente nos motores de busca e dinamiza a marca com campanhas online que podem ser medidas através do número efetivo de visitantes.

3. Responde ao novo perfil de consumidor.

Quantas vezes, antes de adquirir um produto, começamos por analisar a suas características e comparamo-lo com os seus concorrentes?

Inúmeras vezes, pois na verdade queremos sempre o melhor produto ao melhor preço e a internet permite-nos saber tudo isso. O consumidor atual gosta de se sentir informado, avaliar as suas escolhas e concretizar uma compra ponderada.

Ter um Loja Online permite-nos acompanhar o consumidor, entender os fatores de decisão e informá-lo das vantagens competitivas dos produtos que vende.

4. Disponibiliza diferentes formas de pagamento.

Com o avanço das novas tecnologias, são inúmeras, hoje em dia, as opções de pagamento disponibilizadas no comércio online.

A acessibilidade e conveniência que proporcionam tanto ao consumidor como às lojas online, permite afirmar que em termos de pagamento, o nível de serviço é muito equiparado ao existente no comércio tradicional. Quase todas as tipologias de pagamento já se encontram disponíveis nas plataformas online, estando em sintonia com os hábitos de compra dos consumidores.

5. Mantém o negócio organizado.

Tal como as modalidades de pagamento, também a faturação, os stocks e a tesouraria, já não são um “bicho de sete cabeças” para quem tem uma loja online.

A integração entre lojas online e softwares de gestão tornou-se no “casamento perfeito” entre a organização da informação e eficácia nos processos. Por exemplo, quando efetua uma venda na sua loja online, o cliente que a realizou recebe de imediato a fatura (no email), o registo venda é criado no software, o stock daquele produto é atualizado e o respetivo movimento de tesouraria adicionado.

Como pode ver, este tipo de integração não só mantém o negócio organizado, como permite ao gestor um controlo mais eficaz de todas as ações comerciais.

O software Drive FX integra gratuitamente com as plataformas de criação de Lojas Online – Woocommerce e ePages.

Estes são, de forma muito resumida, apenas alguns dos benefícios de ter um Loja Online. Se ainda não está presente neste meio, agora pode ser uma boa altura para se informar das soluções disponíveis e rever alguns aspetos estratégicos do seu negócio.