4 indispensáveis para seu negócio que só um SaaS pode garantir

O desafio de qualquer PME passa por responder positiva e celeremente à dinâmica imprevisível do mercado. Uma “luta” pela sobrevivência, só passível de ser travada com a devida “armadura”. Bem-vindos ao maravilhoso mundo do software de gestão online.

O nome – software as a service (SaaS) – diz tudo: um modelo de oferta de software em que a aplicação está num servidor e chega a si como um serviço na Internet. As vantagens são diversas, mas já lá vamos. Antes, importa dizer que um “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas 2017” levado a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no final do ano passado, concluiu que 23% das empresas portuguesas com 10 ou mais colaboradores, adquiriu serviços de cloud computing em 2017 – um aumento de cinco pontos percentuais face a 2016. Apesar dos números observados não serem suficientes para uma aproximação significativa do indicador nacional à proporção europeia, não deixam espaço para dúvidas: há cada vez mais empresas portuguesas a apostar num SaaS.

Ainda que tenha sido encarada como uma plataforma experimental quando surgiu, há mais de 11 anos, a computação em nuvem é, atualmente, considerada parte crucial das Tecnologias da Informação, com os utilizadores de SaaS a procurarem, cada vez mais, ofertas desenhadas à medida, concebidas de acordo com os seus objetivos de negócio. A explicação é simples, e passa essencialmente pela igualdade de oportunidades face às grandes empresas, em termos de serviços de computação. Pela sua própria natureza, as PME precisam de ser flexíveis e ágeis. Só assim, serão capazes de antecipar e de se adaptarem a alterações de mercado e a contextos económicos imprevisíveis. É, por isso, que optarem por um sistema que opera na cloud, em regime de SaaS – garante uma implementação mais fácil, rápida e económica do que um modelo de software tradicional – é tão crucial. Sob pena de arriscarem a própria sobrevivência, caso não o entendam.

Para as PME, a cloud traduz-se, em suma, numa oportunidade única de aumento de agilidade e robustez tecnológica, sem os custos elevados com manutenção de sistemas complexos, vantagens que vale a pena analisar mais pormenorizadamente:

#1 Pronto a usar

Optar por um software de gestão online é sinónimo de poupança de tempo e de custos – não é necessário fazer investimentos extra em hardware e/ou infraestruturas tecnológicas, nem contratar equipas para instalar o produto – que, à priori, as PME não têm capacidade de suportar. No caso concreto do Drive FX, não perde tempo com instalações, não se preocupa com servidores, não tem custos de manutenção e utiliza sempre a versão mais recente, uma vez que as atualizações são automáticas e gratuitas. Simples, não?

#2 Em qualquer lugar

Ter um software de gestão online é usufruir do comodismo inerente a tudo o que é flexível: pode aceder à sua conta em qualquer lugar, desde que tenha uma ligação à Internet. Já imaginou as vantagens de poder controlar o seu negócio à distância e todas as implicações positivas que isso tem para o seu dia-a-dia? Mais liberdade, mais rapidez e mais produtividade. Tenha um total controlo sobre as operações do seu negócio – seja a enviar faturas, a colocar encomendas ou a gerir stocks – e beneficie dos resultados.

#3 À medida de cada etapa

Uma das maiores vantagens de um software de gestão online é ser escalável, o que significa que o serviço acompanha as necessidades do negócio, aumentando ou diminuindo a sua capacidade, em função do nível de crescimento observado: o que precisa hoje pode ser diferente do que vai precisar amanhã e o Drive FX evolui com a sua empresa. Com diferentes planos, um para casa fase do negócio, crescer vai ser um descanso. Convencido? A boa notícia é que a migração de dados é fácil e rápida, para que possa focar-se no que realmente importa.

#4 Suporte e apoio 24/7

Com um software de gestão online é mais fácil e mais rápido ter respostas para as suas dúvidas. Na PHC acreditamos que a sua empresa é única e, por isso, temos à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, o MyDriveFX: uma área exclusiva onde, para além de poder colocar perguntas, tem acesso a truques e dicas de utilização, fica a par das últimas novidades e ajusta o software às suas necessidades específicas.

No mundo atual, em que a sobrevivência das PME depende da capacidade para gerarem lucro, crescerem e adaptarem-se à volatilidade do ambiente económico, o SaaS é a resposta.